O conselheiro presidente do CRP09, Wadson Arantes Gama, e o conselheiro tesoureiro Cândido Renato Alves de Oliveira, em Brasília
Na manhã desta sexta-feira, 26/11, uma reunião em Brasília entre conselheiros presidentes e tesoureiros dos Conselhos Regionais de Psicologia antecipa diversos temas importantes que serão debatidos ao longo deste final de semana na Assembleia das Políticas Administrativas e Financeiras (APAF) do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
O CRP09 está sendo representado pelo conselheiro presidente Wadson Arantes Gama e o conselheiro tesoureiro Cândido Renato Alves de Oliveira. Entre os temas debatidos na reunião, estão o projeto de lei que propõe a jornada de 30 horas e piso salarial para profissionais da categoria, as anuidades e cobranças, a comunicação institucional do Sistema Conselhos e as demandas do Judiciário.
A APAF também abordará as discussões propostas pelo Grupo de Trabalho (GT) da Psicoterapia, que trata da Psicoterapia como prática exclusiva da psicóloga e do psicólogo. O GT apresentará materiais como a versão preliminar do "Manual" - Reflexões e Orientações sobre a Prática da Psicoterapia e o Relatório com sistematização dos resultados da Consulta Pública sobre a exclusividade da Psicoterapia para psicólogas(os), acompanhando um debate importante que está sendo feito pela categoria no atual contexto.
A APAF acontecerá neste sábado e domingo em Brasília, e contará com representantes de todos os Conselhos Regionais que fazem parte do Sistema Conselhos. A APAF é a instância deliberativa dos Conselhos Federal e Regionais de Psicologia e está subordinada às deliberações do Congresso Nacional de Psicologia.
Entre outras pautas, a APAF tem a atribuição de aprovar o Regimento Interno do CFP, propor diretrizes para os orçamentos dos Conselhos Federal e Regionais, apreciar e aprovar a prestação de contas do Conselho Federal, deliberar sobre questões de interesse da entidade no âmbito administrativo e financeiro, discutir demandas sociais da categoria e acompanhar a execução das políticas aprovadas nos Congressos Nacionais de Psicologia.