CRP09 tem participação ativa na Apaf em Brasília e sugere aprofundar discussões sobre a psicoterapia

Apaf 10O conselheiro presidente Wadson Arantes Gama e a conselheira Ana Lourdes de Castro Schiavinato, presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização

Apaf 1O conselheiro presidente Wadson Arantes Gama e o conselheiro tesoureiro Cândido Renato Alves de Oliveira

Apaf 9A conselheira Ana Lourdes de Castro Schiavinato, presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização, e a conselheira secretária Ana Flávia Vieira de Mattos


A Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças do Sistema Conselhos de Psicologia (Apaf) reuniu em Brasília, nos dias 27 e 28 de novembro, representantes do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e dos 24 Conselhos Regionais. A Apaf ocorre, tradicionalmente, duas vezes ao ano. Por conta da pandemia da Covid-19, as últimas edições foram realizadas na modalidade virtual. Entretanto, seguindo as orientações das autoridades sanitárias competentes, foi possível viabilizar a realização desta Apaf de forma híbrida, com algumas delegações participando remotamente.

A Apaf é a instância deliberativa dos Conselhos Federal e Regionais de Psicologia e está subordinada às deliberações do Congresso Nacional de Psicologia. Entre outras pautas, a Apaf tem a atribuição de aprovar o Regimento Interno do CFP, propor diretrizes para os orçamentos dos Conselhos Federal e Regionais, apreciar e aprovar a prestação de contas do Conselho Federal, deliberar sobre questões de interesse da entidade no âmbito administrativo e financeiro, discutir demandas sociais da categoria e acompanhar a execução das políticas aprovadas nos Congressos Nacionais de Psicologia.

A gestão do X Plenário do CRP09 - "Fortalecer a Profissão: Ética, Empregabilidade e Valorização Profissional" enviou quatro representantes a Brasília: o conselheiro presidente Wadson Arantes Gama, o conselheiro tesoureiro Cândido Renato Alves de Oliveira, a conselheira secretária Ana Flávia Vieira de Mattos e a conselheira Ana Lourdes de Castro Schiavinato, presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização. Segundo o psicólogo Wadson Arantes Gama, a participação do CRP09 no Apaf foi um momento de grande importância e representatividade para profissionais da categoria que atuam em Goiás.

“Esta Apaf foi um momento de muita emoção, pois cada Conselho compartilhou suas histórias de perdas e dificuldades diante da pandemia. Foi uma oportunidade para reaproximar muito a categoria. Eu vejo que a gestão do X Plenário fez muito bem o nosso dever de casa. Conseguimos nos expressar e colocar nossas posições, e com isso proporcionar um debate muito saudável. Esta edição da Apaf abordou de forma efetiva cerca de 20 temas. Uma das pautas mais importantes e significativas foi a psicoterapia enquanto prática exclusiva da psicóloga e do psicólogo. O CRP09 apontou a necessidade de convocar uma reunião extraordinária antes da realização da próxima Apaf, para que seja possível aprofundar as discussões sobre o tema”, avalia Wadson.

O Grupo de Trabalho (GT) da Psicoterapia apresentou materiais como a versão preliminar do "Manual" - Reflexões e Orientações sobre a Prática da Psicoterapia e o Relatório com sistematização dos resultados da Consulta Pública sobre a exclusividade da Psicoterapia para psicólogas(os), acompanhando um debate importante que está sendo feito pela categoria no atual contexto. As votações e deliberações sobre os documentos elaborados pelo GT serão realizadas durante a reunião extraordinária sugerida pelo CRP09, que deve ocorrer em fevereiro. O resultado desta reunião será apresentado na próxima edição da Apaf, prevista para abril.

O conselheiro tesoureiro Cândido Renato ressaltou a importância desta edição por marcar o retorno das atividades presenciais, possibilitado pelos avanços da campanha de vacinação contra a Covid-19. Segundo ele, o evento também discutiu a possibilidade de o próximo Congresso Nacional de Psicologia, previsto para ocorrer de forma presencial entre os dias 2 a 5 de junho de 2022, ser realizado de forma híbrida ou totalmente online, a depender do avanço significativo de novas ondas da pandemia no Brasil. Além disso, o psicólogo e conselheiro tesoureiro também destacou a produtividade alcançada pelos participantes da Apaf e a importância dos temas abordados.

“Tivemos a oportunidade de aprovar as atas de edições passadas da Apaf, bem como definir o calendário para 2022, com a previsão de uma reunião antes da primeira data para se discutir a minuta de resolução que será apresentada pelo GT da Psicoterapia. O grupo deliberou pelo encontro extra, com intuito de apontar, antes da primeira Apaf de 2022, os destaques necessários, tornando viável sua aprovação logo na primeira assembleia e favorecendo grande parte da nossa categoria. Também aprovamos o plano de trabalho e ciclos de pesquisa do Crepop 2022 e temas propostos”, frisa Cândido.

Durante a Apaf, também ocorreu a aprovação, por unanimidade, da proposta orçamentária para o ano de 2022 apresentada pelo CFP. A aprovação ocorreu na manhã deste sábado (27), pelo coletivo que integra representações do CFP e de todos os 24 Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs). De acordo com o CFP, os valores aprovados serão destinados a projetos de amplo impacto tanto para os Conselhos Regionais quanto para a categoria, como a nova Carteira de Identificação Profissional para as psicólogas e os psicólogos, a implementação do novo sistema entre os Conselhos, o 11º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), bem como as ações em torno dos 60 anos da Psicologia, o suporte técnico aos CRPs, os projetos de capacitação das equipes dos conselhos regionais, entre outros.

Apaf 7

Participação de destaque do CRP09

A conselheira secretária do X Plenário, Ana Flávia Vieira de Mattos, que também é presidente da Comissão Especial de Psicologia no Trânsito, destacou a intensa participação dos representantes do CRP09 nas discussões apresentadas ao longo de dois dias de evento. Segundo Ana Flávia, as deliberações alcançadas na Apaf terão importância significativa para atender demandas da categoria e dar continuidade ao aperfeiçoamento do exercício profissional da Psicologia no Brasil.

“O CRP09 teve uma participação muito expressiva, de grande destaque. Discutimos diversos temas importantes, como a questão da psicoterapia e das especialidades. Foram criados vários grupos de trabalho, e o CRP09 compõe muitos deles. Para a questão do trânsito, foi criado um GT para rever a última resolução publicada. Foi um trabalho muito proveitoso, e com participação significativa do CRP09 dentro das delegações. Foram dois dias de trabalhos intensos, durante muitas horas seguidas, mas que renderam um resultado que vai exercer uma grande contribuição para aperfeiçoar a profissão”, analisa Ana Flávia.

A conselheira e presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização, Ana Lourdes de Castro Schiavinato, corrobora com a perspectiva de Ana Flávia sobre a participação do CRP09 e destaca que os representantes de Goiás tiveram um papel determinante na proposta de avançar as discussões sobre a psicoterapia, uma demanda de longa data da categoria e que terá a oportunidade de ser aprofundada com a realização de uma reunião extraordinária.

“O CRP09 marcou presença em todas as discussões e participou de todas as pautas que foram abordadas. Tivemos uma discussão muito ativa sobre a questão da psicoterapia, assim como as especialidades e as práticas integrativas, que contou com a criação de um GT. As discussões sobre a questão da psicoterapia vêm ocorrendo já há muitos anos, a partir de uma resolução de 2000. É uma urgência dentro da nossa categoria, pois precisamos que fique registrado dentro de uma resolução quais são as práticas da nossa profissão. Inclusive partiu do CRP09 a proposta da reunião extraordinária para que seja possível definir a minuta antes da próxima Apaf. Também conseguimos a aprovação da minuta sobre a atuação da(o)psicóloga(o) na avaliação psicossocial, e agora temos uma resolução específica sobre este importante tema”, frisa Ana Lourdes.

Apaf 3

Apaf 8

Apaf Capa

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: administracao@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO