Assembleia Geral Extraordinária deflagra processo eleitoral do plenário para o triênio 2022/2025

A Assembleia Geral Extraordinária do CRP09, realizada nesta quinta-feira, dia 20 de janeiro, excepcionalmente em ambiente virtual, como medida sanitária de prevenção à Covid-19, deu início ao processo eleitoral do plenário para o triênio 2022/2025.

A Assembleia Geral Extraordinária foi convocada por meio do Diário Oficial da União, na Edição 238 de 20 de dezembro de 2021, na página 215 da Seção 3, e do Jornal O Popular de 22 de dezembro de 2021, para a seguinte ordem do dia: Deflagração do processo eleitoral, em cumprimento ao Regimento Eleitoral do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que regulamenta o processo eleitoral das gestões Regionais para o triênio 2022/2025, bem como a eleição da Comissão Regional Eleitoral que conduzirá o processo.

O evento online foi realizado por meio de plataforma notadamente reconhecida no mercado por seu alto nível de segurança e de recursos avançados de tecnologia, e contou com a presença de 18 psicólogas e psicólogos aptos à participação e com direito de voto.

A Conselheira Presidente em Exercício, Christine Ramos Rocha (CRP 09/4346), deu início ao evento, com uma mensagem de boas-vindas e a leitura da composição da Diretoria do CRP09. Christine também informou a ausência do Conselheiro Presidente, Wadson Arantes Gama (CRP 09/1523), em virtude de licença médica, e apresentou a mesa diretora da Assembleia, presidida pelo Conselheiro Tesoureiro, Cândido Renato Alves de Oliveira (CRP 09/6271), e secretariada pela Conselheira Secretária, Ana Flávia Vieira de Mattos (CRP 09/3233).

Em seguida, Cândido falou sobre a importância da Assembleia Geral Extraordinária para deflagrar o processo eleitoral de 2022 e enfatizou a necessidade da participação da categoria. O Conselheiro Tesoureiro apresentou os principais pontos do Regimento Eleitoral, aprovado pela Resolução CFP 5/2021 e disponível para consulta neste link, e abriu um espaço para elucidação de dúvidas entre os presentes.

A Assembleia Geral Extraordinária teve continuidade com o processo de candidatura eletrônica para formação da Comissão Eleitoral, que contou somente com a candidatura do psicólogo Aristóteles Mesquita de Lima Netto (CRP 09/6879). A candidatura foi aprovada, com um total de 11 votos favoráveis e cinco abstenções.

Por causa da candidatura única, Cândido Renato Alves de Oliveira informou que uma segunda convocação deve ser realizada, com o objetivo de complementação da Comissão, que conforme o Regimento Eleitoral, deve ser composta de seis membros. O Edital para a segunda convocação terá sua publicação oficial nos próximos dias e posteriormente será amplamente divulgado no site oficial e nas redes sociais do CRP09, abrindo oportunidade para a participação de toda a categoria no processo.

A Ata da Assembleia Geral Extraordinária, lida pela Conselheira Secretária Ana Flávia Vieira de Mattos e submetida à aprovação dos presentes, está disponível para consulta neste link.

WhatsApp Image 2022 01 20 at 11.58.09