A campanha Outubro Rosa chama a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce no combate ao câncer de mama. A ação tem como objetivo informar e alertar o maior número possível de mulheres sobre a importância de se combater esse tipo de câncer.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) classifica o câncer de mama como o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, atrás somente do câncer de pele. O câncer de mama corresponde a 29% dos novos casos da doença a cada ano, e o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura.
A psicologia exerce um papel indispensável para a conscientização sobre a importância do autocuidado e da prevenção, mesmo que secundária, possibilitando o diagnóstico precoce.
A atuação da(o) profissional da psicologia com uma paciente que tem câncer de mama é primordial desde o momento da investigação diagnóstica. Ao receber este diagnóstico, a mulher vivencia a expectativa de um futuro incerto, de um caminho de grandes dificuldades e, também, o medo da morte e mutilação.
O Outubro Rosa enfatiza a importância do diagnóstico precoce. A chance de cura é maior se a doença for detectada na fase inicial, quando ainda não está palpável, por meio de uma mamografia. Por isso, mulheres acima de 50 anos devem realizar exames para rastrear o câncer de mama com maior frequência.
É importante ressaltar que, embora menos frequente, a doença também atinge os homens, que representam 1% do total de casos.