Os conselheiros Marco Aurélio da Silva Lima, presidente da Comissão de Psicologia na Saúde e Hospitalar, Rogério Ferreira Gonçalves, presidente da Comissão Especial de Trabalho e Empregabilidade, e Cândido Renato Alves de Oliveira, presidente do Centro de Referência em Psicologia e Políticas Públicas do CRP09 (Crepop), participaram de uma reunião com representantes do Núcleo de Psicologia do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado de Goiás (Cerest): Dra. Elise Alves dos Santos e Ana Flávia Coutinho, psicólogas do Núcleo de Psicologia do Cerest Goiás, e Lucineia de Bessa Libério, coordenadora do Cerest.
"Nesta reunião, tratamos sobre nosso projeto de vigilância epistemológica em saúde mental no trabalho, que envolve as recentes publicações de documentos e propostas que tentar precarizar ou desregulamentar a psicologia, bem como abordamos ações para promover a empregabilidade no setor privado e setor público", destacou o conselheiro Marco Aurélio da Silva Lima.
A reunião faz parte de diversas ações que o CRP09 está desenvolvendo para promover a saúde mental no ambiente de trabalho, com foco no papel do profissional da Psicologia na promoção do bem-estar de trabalhadoras e trabalhadores. A atuação conjunta do CRP09 com o Cerest visa ressaltar a importância da Psicologia como peça fundamental para garantir a saúde mental nas mais diversas áreas de atuação no mercado.
O Cerest estadual atual em conjunto com os Cerest regionais para promover ações que melhorem as condições de trabalho e a qualidade de vida da(o) trabalhador(a) por meio da prevenção e vigilância. Os Cerest regionais estão divididos em seis grandes áreas de atuação no Estado: Anápolis, Ceres, Formosa, Goiânia, Itumbiara e Rio Verde, que abrangem os municípios dessas regiões.