O conselheiro presidente Wadson Arantes Gama representou o CRP09 no evento de entrega de veículo automotor e equipamentos operacionais para o Conselho Municipal de Direito da Pessoa Idosa (Comidi) de Itumbiara. O evento foi realizado no auditório do Senac e contou com a presença do prefeito Dione José de Araújo e de diversas autoridades do município.
O psicólogo Wadson Arantes Gama é também presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI/GO), que conta ainda com duas vagas deliberativas ocupadas pelo CRP09. Entre as atribuições do órgão, está o fortalecimento dos Conselhos Municipais da Pessoa Idosa, responsáveis por políticas públicas para este segmento da população.
A presidente do Comidi de Itumbiara, Luciana Gomes Alves, ressaltou o significado da entrega do veículo e de outros equipamentos que irão contribuir para a atuação do órgão.
"Este veículo irá somar nas ações referentes ao acompanhamento com as Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPIs) e demais instituições que atendem esta comunidade, auxiliando nas ações de proteção e promoção dos direitos da pessoa idosa. Nós, enquanto Conselho, temos realizado muitas ações para deliberar sobre propostas que promovam a qualidade dos serviços ofertados no município, em especial as ações propositivas que ampliam a atenção ao público das pessoas idosas de Itumbiara", define Luciana.
A promotora de Justiça Mônica Fachinelli da Silva, da 5ª Promotoria de Justiça de Itumbiara, ressalta o impacto positivo que a consolidação do Comidi trouxe às políticas públicas para a pessoa idosa no município.
"O Comidi tem sido um braço muito importante para atuação do Ministério Público. Antes, as denúncias contra maus-tratos e violações de direitos das pessoas idosas eram feitas diretamente no MP, e muitas vezes as pessoas não sabiam a quem recorrer. Com a estruturação do Comidi, a população ganhou esse referencial. O Comidi recebe as denúncias ou solicitações e faz os encaminhamentos devidos, seja para a área da saúde, para a delegacia, para o CREAS ou CRAS, dependendo de cada caso. Esse trabalho conjunto tem sido muito benéfico para a proteção da pessoa idosa", ressalta Mônica.
Você também pode ajudar a garantir proteção para as pessoas idosas. Caso identifique pessoas idosas com aspecto descuidado, que apresentem marcas no corpo mal explicadas ou sinais de quedas frequentes, e que tenham familiares ou cuidadores indiferentes a elas, procure orientação junto ao serviço social de sua comunidade ou faça uma denúncia nas unidades municipais de saúde e delegacias. Em Goiânia, o atendimento pode ser feito na Delegacia Especializada no Atendimento à Pessoa Idosa (DEAI), com sede no Setor Leste Universitário, e que recebe denúncias por meio do WhatsApp (62) 98412-9767. As denúncias também podem ser feitas por meio do Disque 100 (Direitos Humanos), Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) e do Disque 190 (Polícia Militar, diante de situações de risco eminente).