CFP publica registro de sessões solenes em Homenagem aos 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil

O ano de 2022 trouxe consigo um marco para toda a nossa categoria. Há exatos 60 anos, em 1962, uma lei federal regulamentou a Psicologia como ciência e profissão no Brasil, dando início a uma trajetória de importantes legados para a sociedade e para a própria história de nosso país.

Ao longo dessas seis décadas, a Psicologia brasileira tem contribuído para a promoção da saúde e da qualidade de vida das pessoas e das coletividades, fazendo-se presente nos mais variados espaços: na educação, no esporte, no tráfego, na justiça, na segurança pública, na assistência social e na saúde, entre outras áreas.

A partir das diretrizes estabelecidas em seu Código de Ética, é uma ciência e profissão marcada pelo compromisso de defesa da democracia, da promoção de direitos e da dignidade humana – agente ativa das necessárias transformações sociais do Brasil.

Em reconhecimento ao trabalho de psicólogas e psicólogos e à atuação da Psicologia como ciência e profissão, ao longo de 2022 dezenas de assembleias legislativas e câmaras municipais, em todo o território nacional, promoveram um conjunto de solenidades para celebrar o sexagenário da Psicologia brasileira. Além do próprio Congresso Nacional, casas Legislativas de 22 unidades da federação foram palco de reconhecimento a essa trajetória e seus legados.

Confira neste link o relatório produzido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) para registrar um pouco das homenagens prestadas por assembleias e câmaras no Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Foram condecorações, honrarias, relatos e o reconhecimento às importantes contribuições e à missão da Psicologia como uma ciência e profissão indispensável, não apenas para uma ação contundente contra o agravamento das condições de saúde mental da população, como também para um recomeço necessário a nosso povo.

Clique aqui e relembre como foi a Homenagem em Goiás!

solene22001

solene22002

solene22003

solene22004

solene22006

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO