CRP09 se reúne com primeiro secretário da Alego para apresentar demandas da Psicologia

Os conselheiros Wadson Arantes Gama, presidente do CRP09, Marco Aurélio da Silva Lima, vice-presidente do CRP09, e Rogério Ferreira Gonçalves, presidente da Comissão Especial de Trabalho e Empregabilidade, participaram nesta semana de uma reunião com o deputado estadual Virmondes Cruvinel Filho, primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

O encontro foi realizado com o objetivo de reforçar junto ao Poder Legislativo as pautas e demandas da categoria, representando todas as psicólogas e os psicólogos atuantes em Goiás. O objetivo do CRP09 é estreitar as relações institucionais com as esferas de poder no Estado, para facilitar a criação e tramitação de projetos que beneficiem a Psicologia e tragam reconhecimento para nossa profissão.

“Apresentamos várias pautas para o primeiro secretário da Alego. Conversamos sobre a insatisfação da categoria em relação à Nota técnica da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) que cria a figura do “profissional de apoio escolar" e determina o preenchimento deste novo cargo por profissionais de pedagogia e psicologia, o que foge ao escopo de atuação de psicólogas e psicólogos. A nossa expectativa é que o deputado Virmondes consiga fazer uma ponte entre CRP09 e Seduc, para que possamos discutir este assunto de forma mais aprofundada. Entre outros temas urgentes para nossa profissão, também falamos sobre a necessidade de criação de um centro dia para convivência de pessoas +60 em Goiânia, um projeto importante para promoção da saúde mental de pessoas idosas em nossa capital”, afirma o conselheiro Wadson Arantes Gama.

reunião dep virmondes 2024 para siteere

O conselheiro Marco Aurélio da Silva Lima também destaca como temas centrais da reunião o piso salarial e a jornada de 30 horas, demandas urgentes e antigas da categoria.

"Apresentamos ao deputado Virmondes essas duas demandas importantes da nossa categoria, para que ele possa discuti-las com os demais parlamentares e alcançar o governador do Estado. Já é uma luta de muitos anos, e é um grande desafio, mas levar essa discussão à Alego será fundamental para fortalecer o protagonismo da(o) profissional de Psicologia e nos ajudar a alcançar estes objetivos", define o conselheiro Marco Aurélio.

O piso salarial e a jornada de 30 horas são tidos como pontos cruciais para fortalecer a empregabilidade da categoria, como destaca o conselheiro Rogério Ferreira Gonçalves, presidente da Comissão Especial de Trabalho e Empregabilidade. Segundo Rogério, o encontro com o deputado Virmondes poderá acelerar a tramitação de um projeto de lei de âmbito estadual para a instituição do piso salarial da profissão.

“Discutimos a possível criação de um Projeto de Lei instituindo o piso salarial e a carga horária de 30 horas. Encaminhei para o deputado os quatro projetos de lei em tramitação no âmbito federal, e também mencionei os quatro estados brasileiros que já possuem leis estaduais que determinam o piso salarial: Piauí, Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul. A ideia é que a Alego possa avaliar a viabilidade constitucional de criar leis semelhantes aqui em Goiás. Além disso, pela Comissão Especial de Trabalho e Empregabilidade, aventamos a possibilidade de realizar uma audiência pública para discutirmos o exercício exclusivo da Psicoterapia por profissionais da Psicologia, e denunciar a concorrência desleal que existe por parte de pessoas de outras áreas que insistem em atuar com esta prática”, ressalta o conselheiro Rogério.

O CRP09, por meio do XI Plenário, continuará estreitando relações institucionais com representantes do poder público, para mostrar a força da Psicologia em Goiás.

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO