O Conselho Federal de Psicologia (CFP) promoveu, nos dias 24 e 25 de março, em Brasília, o Encontro Entre Presidentes, Tesoureiras(os) e Secretárias(os) do Sistema Conselhos. O CRP09 foi representado pelo conselheiro presidente Wadson Arantes Gama, o conselheiro tesoureiro Cândido Renato Alves de Oliveira e a conselheira secretária Ana Flávia Vieira de Mattos.
As pautas do encontro foram selecionadas com base nas principais demandas advindas dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs). A programação do primeiro dia reuniu representantes de todos os cargos, enquanto o segundo dia foi direcionado para reuniões separadas entre presidentes, tesoureiras(os) e secretárias(os).
A abertura do evento contou com um discurso da diretoria do XIX Plenário do CFP e a palestra “O Processo Legislativo na prática e como o Sistema Conselhos de Psicologia pode influenciar o Congresso Nacional?”, com a advogada e assessora legislativa Erica Pimentel de Santana Dourado. Entre os temas do primeiro dia, foram abordados o Projeto Memórias da Psicologia e 50 anos do Sistema Conselhos, o aperfeiçoamento do sistema BRC Conselhos, o Censo da Psicologia e a implementação do novo modelo de Carteira de Identidade Profissional (CIP).
No segundo dia, a reunião de presidentes abordou temas como a qualificação da comunicação no Sistema Conselhos a partir do programa de sustentabilidade, o Mapeamento da Incidência Política e Social do Sistema Conselhos de Psicologia (MIPS), e a Carta de Propostas ao Sistema Conselhos de Psicologia sobre as Identidades Trans.
“Este encontro foi um momento importante de escuta das novas realidades dentro do Sistema Conselhos. A partir do processo eleitoral do ano passado, tivemos muitas mudanças nas configurações dos plenários, e por isso foi bastante proveitoso conhecer as novas gestões e as demandas que surgem ou se renovam. O CFP desempenha um papel muito necessário ao proporcionar a possibilidade de compartilharmos experiências, desafios e visões diferentes”, define o conselheiro presidente Wadson Arantes Gama.
Na reunião específica entre tesoureiras(os), as pautas abordaram temas como o Novo Acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU), referente à avaliação em âmbito nacional sobre a regularidade das despesas e outros aspectos da gestão dos conselhos de fiscalização profissional, a responsabilidade e transparência da gestão, o manual de procedimento administrativo e financeiro, a prestação de contas e a cobrança de anuidades.
“As pautas debatidas neste encontro serão apresentadas à nossa Diretoria e à Plenária, instruindo a criação de novos documentos internos do CRP09, adequados às atuais exigências estipuladas pelo TCU”, ressalta o conselheiro tesoureiro Cândido Renato Alves de Oliveira.
Em sua reunião separada, as(os) conselheiras(os) secretárias(os) debateram pautas como a Gestão de Pessoas, a Comissão de Combate ao Assédio e à Violência no Trabalho (CCAT), a Ouvidoria dos CRPs, e a Resolução CFP n.º 17/2022, que dispõe acerca de parâmetros para práticas psicológicas em contextos de atenção básica, secundária e terciária de saúde, além do compartilhamento de informações sobre como ocorre o processo de tramitação de projetos de lei no Congresso Nacional.
“O CRP09 já tem o canal da Ouvidoria bastante consolidado, mas queremos continuar aperfeiçoando essa ferramenta, para facilitar o acesso de nossas(os) profissionais. Outro tema importante que abordamos foi a gestão de pessoas e a experiência compartilhada do CFP nesta área, onde o CRP09 também pretende avançar. Além disso, a questão do combate ao assédio e à violência no trabalho é um assunto de extrema urgência, que também está na lista de prioridades para a nossa gestão”, avaliou a conselheira secretária Ana Flávia Vieira de Mattos.