A Comissão de Psicologia Jurídica do CRP09 convida psicólogas(os) e discentes para o encontro "Orientação Profissional e Ética para Psicólogas(os) que Atendem Pessoas Envolvidas em Processos Jurídicos", que será realizado no IPOG, no Setor Bueno, no dia 15 de abril, das 8h às 12h. O evento terá como tema o processo de construção da Nota Técnica 01/2022, que dispõe sobre a atuação da(o) perita(o) e da(o) assistente técnica(o), e a elaboração do Relatório de Alienação Parental do CRP09. As inscrições já estão abertas por meio deste link!
“Queremos compartilhar com toda a categoria o processo de construção da Nota Técnica 01/22. Este texto é resultado de uma ampla discussão ao longo de um ano e meio, em plena pandemia da Covid-19, sobre um assunto de extrema relevância para a(o) psicóloga(o) que atua nessa interface entre Psicologia e Justiça, seja como perita(o), assistente técnica(o) ou psicoterapeuta que atende pessoas com demandas em processos judiciais”, afirma a conselheira presidente da Comissão de Psicologia Jurídica do CRP09, psicóloga Eliane Pelles Machado Amorim.
A conselheira destaca outra pauta importante que será abordada no evento: a elaboração do Relatório de Alienação Parental do CRP09. A alienação parental remete a qualquer tipo de interferência na formação psicológica de crianças e adolescentes por parte dos pais, avós ou de adultos que detenham a guarda do indivíduo. O debate em relação a este assunto está em evidência dentro do Sistema Conselhos de Psicologia desde 2019, quando o Conselho Federal de Psicologia (CFP) realizou o evento nacional "Debatendo sobre Alienação Parental".
“O Relatório de Alienação Parental também é resultado de uma construção feita pelo CRP09 ao longo de um ano e meio, durante o período da pandemia, e precisa de uma discussão muito cuidadosa. Este é um tema relevante e muito complexo, que precisa ser compreendido de forma ampla e levando também em consideração as compreensões a partir da atuação da(o) psicóloga(o) diante destas demandas”, complementa Eliane.
O evento da Comissão de Psicologia Jurídica tem participação gratuita e irá conceder certificado com carga horária. O encontro é aberto para psicólogas(os), discentes do curso de Psicologia e também para outras pessoas interessadas na área da Psicologia ou do Direito.