O conselheiro presidente do CRP09, Wadson Arantes Gama, participou de uma audiência pública proposta pelo vereador Geverson Abel para tratar sobre a segurança nas escolas. O encontro foi realizado na Câmara Municipal de Goiânia e também contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Wellington Bessa, além de professoras(es) e de representantes da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente e do Batalhão Escolar da Polícia Militar.
"A questão da segurança nas escolas é um projeto que vamos tratar a longo prazo, envolvendo diversas áreas da sociedade. Precisamos também tomar medidas de prevenção e adoção de equipamentos de segurança nas escolas, para impedir qualquer tipo de situação que ameace estudantes, professoras(es) e demais colaboradoras(es) da escola. Estudos mostram que é preciso avançar nas questões social e psicológica de alunos, professores e pais. Por isso, é importante fazer discussões como essa, abrangendo todas as áreas envolvidas", afirma o vereador Geverson Abel.
Para o conselheiro Wadson Arantes Gama, o momento requer a atuação conjunta de todas as esferas do poder público e dos diversos segmentos da sociedade. Neste contexto, a Psicologia desempenha um papel fundamental em fornecer respostas sobre os fatores que desencadeiam episódios de violência e também em apontar ações que podem estimular o ambiente saudável nas escolas e impedir novos casos.
"Represento o CRP09 nesta audiência pública com o objetivo de mostrar para a sociedade de que forma a Psicologia pode contribuir para essa discussão. A Psicologia precisa estar presente nas escolas, para acompanhar essas crianças e adolescentes e entender as motivações deste comportamento violento. Precisamos também fortalecer os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), além de uma atuação articulada com secretarias de saúde, de segurança, de educação e de assistência social, entre outros entes do poder público. A violência é um fenômeno complexo e multideterminado, podendo ser desencadeada por vários fatores. Por isso o debate nesta Câmara Municipal, onde são pensadas as leis para a nossa cidade, é fundamental", ressalta Wadson.
Durante a audiência pública, foram distribuídos exemplares da cartilha da Polícia Militar de Goiás com protocolos de segurança nas escolas. O CRP09 continuará participando de audiências e reuniões que proponham a discussão sobre a segurança nas escolas, com uma atuação apartidária e focada nos benefícios que a Psicologia pode trazer a toda a nossa sociedade.