O CRP09, representado pelo conselheiro presidente Wadson Arantes Gama e pela conselheira secretária Ana Flávia Vieira de Mattos, participou de reunião com o presidente do Detran, Delegado Waldir, nesta quarta-feira (10/05), na sede do órgão, em Goiânia. O encontro também contou com a presença da psicóloga Glauce Kelly Ferreira, representante das(os) psicólogas(os) peritas(os) examinadoras(es) do trânsito, de profissionais da categoria médica, do Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (Simego) e do deputado estadual Virmondes Cruvinel.
"A principal pauta deste encontro foi o aumento nos valores da perícia psicológica e da perícia médica, que são estipulados pelo Detran. Nós argumentamos que não há aumento nestes valores há seis anos, mesmo diante de uma resolução que determina o reajuste anual. O presidente do Detran se comprometeu a analisar a nossa demanda e manter este canal de diálogo aberto", afirma a conselheira Ana Flávia, que é presidente da Comissão Especial de Psicologia no Trânsito do CRP09.
A reunião também abordou uma ampliação da participação de psicólogas(os) e médicas(os) nas deliberações do Detran, por meio da criação de um Câmara temática que reunirá profissionais das duas categorias. As Câmaras Temáticas são órgãos técnicos que têm como objetivo estudar e oferecer sugestões e embasamento técnico sobre assuntos específicos para decisões relacionadas ao Sistema Nacional de Trânsito.
"Nesta reunião, obtivemos a autorização do presidente do Detran para a formação desta Câmara Temática, que vai fortalecer a presença de psicólogas(os) e médicas(os) neste processo. Acreditamos que o Detran está comprometido com as demandas destas categorias, e que esta aproximação resultará na valorização do nosso trabalho", complementa Ana Flávia.
A Comissão Especial de Psicologia no Trânsito do CRP09 possui um longo histórico de lutas pelo reajuste do valor da avaliação psicológica dos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação e pela valorização de profissionais que atuam nesta área. As negociações, muitas vezes, esbarram na troca de gestões do Detran e no descumprimento de acordos. O CRP09 está confiante de que a nova presidência do Detran irá olhar com atenção para as demandas da nossa categoria, e manifesta o interesse em ampliar cada vez mais este canal de diálogo com o órgão.