O CRP09 participou, entre os dias 9 e 11 de maio, do treinamento da Rede Crepop promovido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). O evento foi realizado em Salvador (BA) e contou com representantes de todos os Conselhos Regionais integrantes do Sistema Conselhos de Psicologia. O estado de Goiás foi representado pelo conselheiro tesoureiro do CRP09 e presidente do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), Cândido Renato Alves de Oliveira, e pela funcionária membro Regina Magna Fonseca.
"O Crepop atua diretamente na intersecção entre Psicologia e Políticas Públicas, e é um equipamento fundamental para que a nossa categoria possa consolidar o compromisso com os Direitos Humanos, por meio de ações práticas e que beneficiem não somente profissionais psicólogas e psicólogos, mas também toda a nossa sociedade", afirma o conselheiro Cândido Renato Alves de Oliveira.
Além de discussões sobre as principais pautas que conectam a Psicologia e as Políticas Públicas, o treinamento em Salvador também articulou o levantamento de novas pesquisas, que darão origem a Referências Técnicas para orientar a atuação de profissionais da categoria.
"Este encontro foi também um momento importante para que nós, representantes dos Conselhos Regionais, pudéssemos entender mais sobre o Sistema Judiciário e os parâmetros da pesquisa que será realizada tendo como foco a atuação da(o) psicóloga(o) atuante nesta área", ressalta Cândido.
O Crepop é uma iniciativa do Sistema Conselhos de Psicologia e foi criado em 2006 para promover a qualificação da atuação profissional de psicólogas(os) que atuam nas políticas públicas.
Em julho do ano passado, o CFP publicou a Resolução CFP nº 14/2022, que institucionaliza o Crepop como ferramenta permanente de gestão no Sistema Conselhos de Psicologia. Entre 2016 e 2022, foram publicadas 20 referências técnicas, sendo 12 edições revisadas e oito produções inéditas.