CRP09 reforça compromisso pela luta contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia

O Dia Internacional contra a LGBTfobia, também conhecido como Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, visa conscientizar a sociedade sobre a luta contra a discriminação de lésbicas, gays, travestis, bissexuais, transexuais, transgêneros, não-binários e demais pessoas LGBTQIAP+. A data foi escolhida para fazer referência ao dia 17 de maio de 1990, quando o termo “homossexualismo” passou a ser desconsiderado, e a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Psicologia desempenha um papel imprescindível no combate à homofobia, transfobia e bifobia, contribuindo para a promoção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária para todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero. Através de várias abordagens e intervenções, os profissionais de Psicologia podem ajudar a combater o preconceito e a discriminação, bem como fornecer suporte às pessoas LGBTQIAP+.

As(os) psicólogas(os) devem, durante o exercício da profissão, trabalhar na disseminação de informações corretas e atualizadas sobre orientação sexual, identidade de gênero e expressão de gênero. Isso envolve desafiar mitos e estereótipos prejudiciais, fornecer conhecimentos sobre as experiências das pessoas LGBTQIAP+ e promover a aceitação e o respeito pela diversidade.

Além disso, as(os) psicólogos têm função crucial no apoio psicológico às pessoas LGBTQIA+. A nossa categoria pode oferecer um ambiente seguro e acolhedor para que essas pessoas expressem suas preocupações, medos e ansiedades relacionadas à homofobia, transfobia e bifobia.

O CRP09, por meio de sua Comissão Permanente de Direitos Humanos e através de ações desempenhadas por todas as demais comissões, tem um compromisso inabalável com os direitos das pessoas LGBTQIAP+, em prol da promoção e exaltação da diversidade e pelo combate a todas as formas de preconceito e violência.

17 de maio Dia Internacional de Combate a LGBTQFobia Post para Instagram Quadrado

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: administracao@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO