A primeira edição de 2023 da Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças do Sistema Conselhos de Psicologia (APAF) foi realizada nos dias 27 e 28 de maio, em Brasília (DF). Esta foi a primeira assembleia conduzida pelo XIX Plenário do Conselho Federal (CFP), que iniciou sua gestão em dezembro de 2022.
O CRP09 foi representado pelas conselheiras Ana Flávia Vieira de Mattos e Rivanara Napoli e pelos conselheiros Cândido Renato Alves de Oliveira, Marco Aurélio da Silva Lima e Wadson Arantes Gama.
Instância deliberativa no âmbito do CFP e dos 24 Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs), a APAF dialoga e aprova importantes medidas que impactam o exercício profissional da categoria em todas as regiões do país. De forma ordinária, o encontro acontece duas vezes ao ano.
“A Apaf é um espaço imprescindível para a construção coletiva de diretrizes. Enfatizamos a importância de fortalecer a atuação das(os) psicólogos em âmbito regional, promovendo a valorização e o reconhecimento da profissão, e também destacamos a necessidade de investimentos na formação e capacitação profissional, bem como na ampliação do acesso aos serviços de psicologia para a população”, destacou o conselheiro presidente Wadson Arantes Gama.
Durante a Apaf, foram apresentadas a prestação de contas do Exercício 2022 do CFP e a reformulação orçamentária para 2023. Foi realizada ainda a apresentação da Auditoria Interna, que tem por objetivo a promoção de levantamentos e avaliações dos controles internos inerentes às atividades desenvolvidas no Sistema Conselhos de Psicologia, ampliando a transparência dos processos.
“Como representantes da categoria e gestores dos recursos públicos, temos a responsabilidade de garantir que cada centavo seja utilizado de forma ética, eficiente e em consonância com os princípios que regem a psicologia e o interesse público. A transparência na gestão financeira é uma forma de prestarmos contas à sociedade e de demonstrarmos nosso compromisso com a ética e a eficácia na aplicação dos recursos", afirmou o conselheiro tesoureiro Cândido Renato Alves de Oliveira.
A pauta da Apaf contemplou a aprovação de atos normativos, apresentação de relatórios dos grupos internos de trabalho, previsão orçamentária, minutas de documentos diversos, entre outros pontos.
A Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf) foi criada no II Congresso Nacional de Psicologia (CNP), em 1996, como instância deliberativa do Sistema Conselhos de Psicologia e é composta por delegadas(os) dos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia. A Apaf se reúne, ordinariamente, duas vezes por ano, podendo haver reuniões extraordinárias, mediante convocação do CFP ou por solicitação de dois terços dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs).