O CRP09 promoveu com êxito a 12ª edição do Seminário de Psicologia e Políticas Públicas, realizado nos dias 25 e 26 de maio, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. O evento, que teve como objetivo discutir temáticas pertinentes à atuação das(os) psicólogas(os) nas políticas públicas, reuniu profissionais e estudantes da Psicologia, além de especialistas de diversas áreas. O XII Seminário de Psicologia e Políticas Públicas contou com o apoio da Universidade Federal de Goiás (UEG) e do deputado estadual Virmondes Cruvinel.
O tema escolhido para esta edição foi “Conexões em Ação: Integração da Psicologia nas Políticas Públicas”, propondo uma reflexão sobre a intersecção da Psicologia com as Políticas Públicas, na busca efetiva e prática da promoção do bem-estar mental e da qualidade de vida para a população.
O Seminário proporcionou um espaço enriquecedor para a troca de conhecimentos e experiências entre as(os) participantes, com destaque para as discussões acerca da violência nas escolas, atuação das(os) psicólogas(os) no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), políticas públicas voltadas para pessoas idosas, enfrentamento à violência doméstica contra mulheres e a psicologia do esporte, entre outros temas relevantes.
A programação diversificada do evento contemplou palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentações culturais, abordando uma ampla gama de assuntos que refletem os desafios e avanços da psicologia no contexto das políticas públicas. Renomadas(os) profissionais e pesquisadoras(es) da área compartilharam seus conhecimentos, oferecendo reflexões e propostas que buscam contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.
"O Seminário de Psicologia e Políticas Públicas tem se consolidado como um espaço fundamental para a discussão e atualização das(os) profissionais da área. Nesta edição, tivemos a oportunidade de abordar temáticas relevantes e urgentes, promovendo um diálogo interdisciplinar e estimulando a reflexão sobre o papel da psicologia na construção de políticas públicas efetivas", destacou o presidente do CRP09, Wadson Arantes Gama.
A diversidade de perspectivas e a interação entre os participantes proporcionaram um ambiente de aprendizado enriquecedor, estimulando o compartilhamento de ideias e o fortalecimento da rede de profissionais comprometidos com a promoção do bem-estar e da saúde mental da sociedade.
O sucesso da 12ª edição do Seminário de Psicologia e Políticas Públicas, com cerca de 300 participantes ao longo dos dois dias do evento, reafirma a importância deste espaço de diálogo, formação e mobilização da categoria das(os) psicólogas(os), bem como seu papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e saudável. O CRP09 destaca a grande adesão de profissionais do interior, com a presença de profissionais de cidades como Anápolis, Bela Vista de Goiás, Mozarlândia, Inhumas e Mineiros, entre outras.
O CRP09, juntamente com as(os) participantes e apoiadoras(es) do evento, reitera seu compromisso em promover a valorização da psicologia e a disseminação de conhecimentos científicos que contribuam para a transformação social.