A Comissão Especial da Pessoa Idosa do CRP09, representada pelas(os) conselheiras(os) Marli Bueno de Castro, Wadson Arantes Gama, Luciana Amorim de Santana Mota e Girlene Maria de Moura Carneiro, participou de uma reunião com o deputado estadual Ricardo Quirino, presidente da recém-criada Comissão de Atenção à Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O encontro teve como objetivo principal discutir políticas públicas voltadas para a promoção dos direitos das pessoas idosas, em alusão ao mês de junho, em que se celebra a Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.
Esta é a primeira vez que a Alego possui uma comissão dedicada exclusivamente aos assuntos relacionados à população idosa. A nova Comissão tem como propósito estabelecer normas sobre direitos, fiscalização e acompanhamento de programas governamentais voltados à proteção dos idosos, além de desenvolver um programa de apoio à pessoa idosa em situação de risco social. Também serão realizadas avaliações e monitoramentos das políticas públicas voltadas para essa faixa etária, bem como o acompanhamento das ações dos conselhos instalados tanto no estado quanto nos municípios.
Durante a reunião, as(os) conselheiras(os) do CRP09 puderam compartilhar suas experiências e perspectivas sobre os desafios enfrentados pela população idosa em Goiás, e destacaram a importância de ações integradas entre os poderes legislativo e a sociedade civil para garantir a dignidade e o respeito aos direitos dos idosos.
“Com a união de esforços entre órgãos públicos, profissionais da área de psicologia e a comunidade em geral, esperamos que sejam desenvolvidas políticas eficazes de atenção e cuidado às pessoas idosas, além de serem ampliadas as ações de conscientização sobre a violência enfrentada por essa parcela da população. A reunião entre o CRP09 e o deputado Ricardo Quirino marcou o início de uma parceria importante e promissora, que visa a transformação da realidade vivenciada pelas pessoas idosas em Goiás”, destaca Wadson.
O deputado Ricardo Quirino se mostrou receptivo às demandas apresentadas pelas(os) conselheiras(os) do CRP09 e enfatizou o compromisso da Comissão de Atenção à Pessoa Idosa em promover uma série de ações para enfrentar as violências e desigualdades enfrentadas por este segmento. Ele ressaltou que Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia são as três cidades goianas com a maior concentração de pessoas acima dos 60 anos de idade, o que reforça a necessidade de aprimorar as políticas públicas voltadas para essa parcela da população.