A Comissão Especial da Pessoa Idosa do CRP09, composta pelas(os) conselheiras(os) Marli Bueno de Castro, Wadson Arantes Gama, Luciana Amorim de Santana Mota e Girlene Maria de Moura Carneiro, representaram o Conselho Regional de Psicologia (CRP09) em diversas ações e eventos que marcaram o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.
Uma delas foi o Seminário "As Pessoas Idosas Merecem Destaque e Respeito", organizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI/GO) e realizado na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. O evento contou com apresentação cultural da Cia de Teatro Senhoras do Cerrado, da Orquestra de Violeiros e do Coral UGOPOCI em Vozes, além de mesas-redondas que discutiram a promoção dos direitos das pessoas idosas. O conselheiro presidente do CRP09, Wadson Arantes Gama, que é também presidente do CEDPI/GO, e a conselheira Luciana Amorim participaram dos debates, que contaram ainda com o promotor Dr. Marcelo Machado de Carvalho Miranda, do Ministério Público de Goiás, e a assessora de programas socioassistenciais da OVG, Cecilia Caetano da Rocha Lima.
Outro evento que contou com a participação do CRP09 foi o lançamento da Campanha Junho Violeta, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds). O conselheiro Wadson Arantes Gama representou o CRP09 e o CEDPI/GO no evento, que contou com um discurso do secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, sobre a importância das políticas públicas e o aumento no número de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) nos municípios goianos.
O CRP09 reafirma o seu compromisso inabalável com a promoção de políticas públicas efetivas e a defesa dos direitos das pessoas idosas, não apenas durante o mês de junho, mas de forma consistente e permanente ao longo de todo o ano.
"A violência contra a pessoa idosa é uma grave violação dos direitos humanos e uma realidade alarmante em nossa sociedade. Precisamos estar atentos e engajados na defesa de nossas pessoas idosas, promovendo uma cultura de respeito, valorização e cuidado. É fundamental que as políticas públicas sejam implementadas e fortalecidas, visando garantir a proteção e a dignidade dessas pessoas, além de proporcionar espaços de escuta e acolhimento por meio da atuação da Psicologia", reforça Wadson.
O CRP09 reitera sua disposição em colaborar com os órgãos competentes, organizações da sociedade civil e demais instituições para promover a conscientização e a prevenção da violência contra as pessoas idosas. Por meio de ações educativas, capacitações e campanhas de sensibilização, busca-se combater todos os tipos de violência, seja ela física, psicológica, financeira ou qualquer outra forma que ameace a integridade e a qualidade de vida das pessoas idosas.