O presidente do CRP09 e presidente da Comissão Permanente de Direitos Humanos, Wadson Arantes Gama, e o promotor de Justiça Marcelo Machado de Carvalho Miranda, coordenador da área de Políticas Públicas, Direitos Humanos e do Núcleo de Gênero do Ministério Público de Goiás, participaram de uma reunião para discutir o fortalecimento da parceria entre as duas entidades na promoção e defesa dos direitos humanos em Goiás.
O encontro entre Wadson e Marcelo abriu caminho para uma colaboração mútua em ações que visam garantir e promover os direitos fundamentais da população. Além disso, foi discutido o apoio mútuo na organização de um evento marcado para o dia 10 de dezembro, data em que é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Durante a reunião, Wadson destacou o papel fundamental da Psicologia na defesa dos direitos humanos e enfatizou a importância de uma parceria efetiva entre o CRP09 e o Ministério Público de Goiás para ampliar o alcance dessas ações.
"Na atual conjuntura social, é imprescindível que profissionais e instituições estejam engajadas(os) na promoção e garantia dos direitos humanos. A Psicologia desempenha um papel crucial nesse contexto, pois contribui para o fortalecimento da cidadania, para a superação de estigmas e preconceitos, e para a promoção do bem-estar e da equidade social", ressaltou Wadson.
O presidente do CRP09 destacou ainda que a parceria com o Ministério Público de Goiás será fundamental para potencializar as ações em defesa dos direitos humanos no estado, abrangendo uma ampla gama de temas, como os direitos da pessoa idosa, pessoa com deficiência, pessoa em situação de rua, LGBTQIA+, assistência social, violência de gênero, igualdade racial, diversidade religiosa, drogas, entre outros.
A área de Políticas Públicas e Direitos Humanos do Centro de Apoio Operacional às Procuradorias e Promotoria de Justiça do Ministério Público de Goiás tem se destacado por sua atuação nas questões relacionadas à cidadania, buscando a articulação de políticas públicas e auxiliando na resolução das questões mais demandadas ao órgão, com o objetivo de garantir a plena efetivação dos direitos humanos em Goiás.
Com a parceria estabelecida entre o CRP09 e o Ministério Público de Goiás, espera-se que a defesa dos direitos humanos seja fortalecida e que iniciativas conjuntas sejam realizadas, visando uma sociedade mais inclusiva, igualitária e justa para toda a população goiana.