O CRP09 enviou um ofício circular para mais de 500 endereços eletrônicos de gabinetes das prefeituras e secretarias de saúde dos municípios do estado. O documento, assinado pelo conselheiro presidente do CRP09, psicólogo Wadson Arantes Gama, e pelo conselheiro presidente da Comissão de Empregabilidade, psicólogo Rogério Ferreira Gonçalves, tem como objetivo solicitar o apoio das gestões municipais na valorização da categoria profissional de psicólogas e psicólogos.
No ofício, o CRP09 destaca a importância da atuação das(os) psicólogas(os), ressaltando a Resolução n. 218/97 do Conselho Nacional de Saúde, que reconhece essas(es) profissionais como parte do campo da Saúde. A função essencial desempenhada pelas(os) psicólogas(os) na promoção da saúde e bem-estar da sociedade é reforçada, enfatizando-se a necessidade de contratações por concurso público condizentes com a valorização da profissão.
Uma das motivações para o envio do ofício foi o recebimento de muitas reclamações e denúncias sobre concursos públicos e editais de credenciamento que estabelecem salários e remunerações abaixo do valor de mercado, além de carga horária incompatível com a prática adequada da psicologia. Nesse sentido, o CRP09 busca abrir um diálogo com as gestões municipais para discutir essas questões e reforçar a importância da valorização da categoria profissional.
“É fundamental que as gestões municipais compreendam a relevância do trabalho realizado pelas(os) psicólogas(os) no contexto da saúde e bem-estar da população. Nós, do CRP09, estamos empenhadas(os) em promover a valorização dessas(es) profissionais e garantir condições adequadas para o exercício da profissão", ressalta Wadson.
"Ao enviar esse ofício, buscamos estabelecer um canal de comunicação com as prefeituras e secretarias de saúde, oferecendo nosso apoio para discutir as demandas da categoria e acolher denúncias de situações incompatíveis com a prática profissional da psicologia", complementa Rogério.
O CRP09 se coloca à disposição da categoria para receber denúncias e informações relacionadas a condições inadequadas de trabalho, salários e remunerações abaixo do valor de mercado, bem como outras questões que impactem o exercício da profissão. Através do diálogo e do engajamento das gestões municipais, o CRP09 busca fortalecer a profissão e garantir a qualidade dos serviços prestados à comunidade.
A iniciativa do CRP09 reflete o compromisso em promover melhores condições de trabalho para as(os) profissionais da psicologia e assegurar que toda a população goiana possa contar com serviços de qualidade em saúde mental e bem-estar psicológico.
Clique aqui para ler a íntegra do Ofício Circ. n.º 03/2023/DIR./CRP 09