O conselheiro presidente Wadson Arantes Gama representou o CRP09 no evento de apresentação do Levantamento Situacional da População LGBTQIAPN+ em Goiás, realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), em parceria com as secretarias de Educação (Seduc-GO) e Saúde (SES-GO), com o apoio do Instituto Mauro Borges. O CRP09 apoia e incentiva políticas públicas que promovam a melhoria na vida de minorias afetadas pelo preconceito e a discriminação. A apresentação ocorreu na quarta-feira (28/06), Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+.
A pesquisa, realizada entre outubro de 2021 e julho de 2022, é pioneira no país e ouviu 450 pessoas em todo o estado, que responderam a um formulário on-line. Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Trindade e Alto Paraíso foram os que mais deram retorno das questões.
"É fundamental compreender e reconhecer a importância desse levantamento para a promoção da igualdade, inclusão e respeito aos direitos humanos dessa população tão diversa. A diversidade é uma riqueza que deve ser valorizada e respeitada. Nenhuma pessoa deve sofrer discriminação ou violência com base na sua orientação sexual, identidade de gênero ou expressão de gênero. O Levantamento Situacional é um passo importante para a construção de uma sociedade mais inclusiva, justa e igualitária para todas as pessoas", destacou Wadson.
O gerente da Diversidade Sexual da Seds, Rogério Araújo, que esteve à frente do levantamento e fez a apresentação, destacou que, além de conhecer o perfil desta população, como idade, raça, escolaridade e moradia, esse mapeamento é fundamental para levantar as vulnerabilidades, visando a implementação de políticas públicas eficazes para ao seu atendimento.
Quando perguntado aos pesquisados qual era o seu sexo de nascimento, 48% responderam masculino e 52%, feminino. Já em relação à identidade de gênero, os dados obtidos foram: mulher cisgênero (36,3%), homem cisgênero (42,5%), mulher trans (3,8/%), homem trans (3,5%), pessoa não binária (5,3%), travesti, (0,5%) e outros (8,3%). O termo cisgênero designa o indivíduo que se identifica com o sexo biológico com o qual nasceu. No que se refere à religião, 23,8% se declararam católicos; 18,7% agnóstico; 12% ateu; 9,1% espírita; 8% evangélico; 6% religião de matriz africana e 22,4%, outros.
O evento de apresentação contou com a presença do titular da SEDS, Wellington Matos; do gerente de Diversidade Sexual da SEDS, Rogério Araújo, que esteve à frente do levantamento e fez a apresentação, e da Superintendente dos Direitos Humanos da SEDS, Ana Luísa Freire Andrade Pinto, além de representantes de entidades que promovem a defesa dos direitos humanos em Goiás. A superintendente Ana Luísa realizará uma reunião posterior com o CRP09, para discutir ações conjuntas com a Comissão Permanente dos Direitos Humanos. O Levantamento Situacional da População LGBTQIAPN+ em Goiás está disponível para consulta na íntegra neste link.