A Comissão Especial da Pessoa Idosa se reuniu para planejar o evento especial que marcará a celebração do Dia Internacional da Pessoa Idosa, em 1º de outubro. A reunião contou com a participação da conselheira presidente da comissão, Marli Bueno de Castro, das(os) conselheiras(os) membros Luciana Amorim de Santana Mota, Girlene Maria de Moura Carneiro e Wadson Arantes Gama, e da psicóloga colaboradora voluntária Talva Quinta.
"Nosso compromisso é de assegurar que as pessoas idosas sejam tratadas com dignidade e respeito em todos os aspectos da vida. Nós, como profissionais da psicologia, temos um papel fundamental na promoção da saúde mental dessa população e na luta contra o preconceito e a exclusão social que muitos idosos ainda enfrentam", afirmou Marli.
"Este evento será uma oportunidade de sensibilizar a sociedade para a importância de valorizar e proteger as pessoas idosas. A psicologia tem um papel essencial na criação de uma cultura de envelhecimento saudável, que reconheça as pessoas idosas como sujeitos de direitos e que proporcione a elas um ambiente inclusivo e acolhedor", complementou Wadson.
O Dia Internacional da Pessoa Idosa foi instituído em 1990 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões enfrentadas pelas pessoas idosas e promover a inclusão e o respeito por essa parcela da população. A data também representa uma oportunidade para reconhecer as contribuições que as pessoas idosas têm feito ao longo de suas vidas e celebrar a sua sabedoria, experiência e conhecimento acumulados.
Neste contexto, o CRP09 se empenha em promover a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental das pessoas idosas e reafirma o compromisso de trabalhar em prol da inclusão e do bem-estar dessa parcela da população, não somente no Dia Internacional da Pessoa Idosa, mas em todas as suas ações e iniciativas ao longo do ano. A comissão espera que o evento especial planejado seja um marco significativo para fortalecer o cuidado e o respeito com as pessoas idosas em nossa sociedade.