Em uma sessão solene realizada na última semana, na Câmara dos Deputados, em Brasília, psicólogas e psicólogos receberam homenagens por suas contribuições à sociedade. A cerimônia também marcou a celebração pelo Dia da(o) Psicóloga(o), comemorado em 27 de agosto, e pelos 50 anos de funcionamento do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
A sessão, proposta pela deputada Erika Kokay (PT-DF) e pelo deputado Zeca Dirceu (PT-PR), contou com a presença de parlamentares, representantes de instituições do poder público, entidades da sociedade civil e membros do Sistema Conselhos de Psicologia de todo o país.
O CRP09 foi representado pelas(os) conselheiras(os) Ana Flávia Vieira de Mattos, Girlene Maria de Moura Carneiro, Luciana Amorim de Santana Mota e Eli Antônio Cury, que enfatizaram a importância do evento como uma oportunidade de reconhecimento e celebração das realizações e conquistas da Psicologia brasileira ao longo dos anos.
“Esta solenidade mostra a posição de destaque que a Psicologia ocupa em nosso país atualmente. E este protagonismo é resultado de muitas décadas de conquistas e do fortalecimento da nossa categoria. Hoje, graças à consolidação do CFP e do Sistema Conselhos de Psicologia, a profissão tem respaldo e confiança total da população, que reconhece o impacto positivo do nosso ofício na promoção da saúde mental, nas políticas públicas e na construção de uma sociedade mais inclusiva”, destacou Ana Flávia.
A deputada Erika Kokay, que conduziu a sessão, destacou a importância da profissão na sociedade e ressaltou o compromisso do Congresso Nacional em dialogar sobre questões relacionadas à categoria, além de apoiar lutas historicamente associadas à Psicologia, como a defesa de grupos minoritários e o combate ao racismo.
O presidente do CFP, Pedro Paulo Bicalho, compartilhou o orgulho pela evolução da profissão ao longo dos últimos 50 anos e sublinhou o papel fundamental da Psicologia em áreas como o atendimento clínico e as políticas públicas, especialmente no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
A sessão contou com homenagens a diversos nomes de destaque da Psicologia brasileira e também a servidoras(es) do CFP. O evento também marcou o lançamento oficial do Sistema de Avaliação de Práticas Psicológicas (SAPP), uma plataforma inovadora que busca avaliar a aderência de práticas psicológicas aos princípios científicos e éticos da profissão.