No dia 9 de maio, o CRP-09, por meio da Comissão de Pessoas Atípicas, realizou em Goiânia o I Seminário de Psicologia e Pessoas Atípicas, com o tema “Neurodiversidade: Conectar Saberes e Acolher Diferenças”. O evento reuniu profissionais da área da Psicologia e outras áreas do conhecimento, além de estudantes e pessoas interessadas no tema para discutir a importância da valorização da neurodiversidade, reconhecendo diferentes formas de pensar, aprender e se expressar. Com uma abordagem interdisciplinar, o Seminário promoveu um espaço de troca de saberes, escuta e acolhimento, reforçando o compromisso da Psicologia com a inclusão e o respeito às singularidades. A iniciativa reforçou o papel do CRP-09 na promoção de debates fundamentais para uma atuação ética, plural e comprometida com os Direitos Humanos.
Nadyene Borges, conselheira tesoureira e presidenta da Comissão de Psicologia e Pessoas Atípicas do CRP-09, ressaltou que o evento também discutiu os desafios enfrentados pelas pessoas atípicas em Goiás e a criação de políticas públicas capazes de promover um espaço de diálogo e reflexão sobre as necessidades, os direitos e as potencialidades das pessoas atípicas, buscando soluções e estratégias para garantir a sua inclusão plena e efetiva na sociedade. Segundo Nadyene Borges, o Seminário também debateu o combate aos estereótipos, preconceitos e discriminação em relação às pessoas atípicas, compartilhando conhecimentos e experiências profissionais como forma de garantir os direitos das pessoas atípicas.
O CRP-09 agradece à Universidade Federal de Goiás (UFG) pelo apoio institucional ao Seminário, uma parceria fundamental para a realização e o sucesso do evento. Agradecemos também a todas(os) palestrantes e colaboradores que contribuíram com seus conhecimentos, experiências e sensibilidades, fortalecendo o diálogo sobre neurodiversidade e promovendo uma Psicologia mais inclusiva, plural e acolhedora.
Assessoria de Comunicação do CRP-09