O Conselho Federal de Psicologia (CFP) lançou documento para orientar a atuação de psicólogas e psicólogos no campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho. A cartilha Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT). O conteúdo da cartilha foi produzido com base em diretrizes técnicas, éticas e legais da profissão, e se propõe a ampliar o conhecimento de estudantes e profissionais da Psicologia sobre os campos de atuação da POT.
A cartilha aborda as relações em espaços tradicionais de trabalho, como em empresas privadas e órgãos públicos, até nos contextos emergentes como startups, instituições esportivas e do terceiro setor. O conteúdo também sugere práticas sobre qualificação profissional e oportunidades para aprofundar conhecimentos na área.
O material foi redigido pelo Grupo de Trabalho composto por especialistas da área e que lida com as questões do trabalho, saúde e gestão psicossocial no âmbito do Conselho Federal de Psicologia. O processo de composição do documento foi coordenado pelo conselheiro Antonio Virgílio Bitencourt Bastos. Neste documento você encontrará um panorama histórico e atual da POT, além de uma descrição detalhada dos contextos em que psicólogas e psicólogos podem atuar profissionalmente”, destaca o conselheiro federal.
Atuação
A Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) dedica-se ao estudo dos fenômenos psicológicos relacionados às organizações, gestão de pessoas, saúde e cultura do trabalho. Os fundamentos, objetivos e áreas de atuação desta especialidade estão sistematizados na Nota Técnica CFP nº 18/2024. A subárea de Psicologia do Trabalho e das Organizações (POT) é uma das treze especialidades profissionais reconhecidas pelo CFP.
Conselho Federal de Psicologia