
O Conselho Regional de Psicologia da 9ª Região (CRP-09) manifesta preocupação diante das notícias sobre a possível extinção da Avaliação Psicológica como requisito para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Reduzir sua importância à taxa de reprovação de 0,01% é ignorar sua função de prevenir riscos, orientar condutas e reforçar que dirigir é uma atividade de alto impacto social e emocional.
Realizada por profissionais especialistas em Psicologia de Tráfego e regulamentada por normas técnicas rigorosas, essa avaliação analisa atenção, memória, comportamento, responsabilidade, impulsividade e outros fatores fundamentais para uma condução segura.
Num país que ainda enfrenta altos índices de mortes e lesões no trânsito, eliminar essa etapa fragiliza a prevenção, contraria o Código de Trânsito Brasileiro e desvaloriza uma área consolidada da Psicologia.
O CRP-09 reafirma que a Avaliação Psicológica é indispensável para a segurança no trânsito e para a proteção da vida. Sua manutenção e aprimoramento é uma defesa inegociável da responsabilidade pública e do bem-estar coletivo.
CLIQUE AQUI E ACESSE A NOTA PÚBLICA NA ÍNTEGRA
Comissão Especial de Psicologia do Tráfego do CRP09
