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CRP09 lança livro Psicologia Escolar: políticas públicas, práticas e formação profissional

O Conselho Regional de Psicologia (CRP09) do estado de Goiás lançou nesta quinta-feira (16), durante live especial, o livro Psicologia Escolar: políticas públicas, práticas e formação profissional.

O livro foi produzido pela Comissão Especial de Psicologia Escolar e Educacional do CRP09 com o objetivo de compartilhar os trabalhos apresentado na 1ª Mostra de Práticas em Psicologia Escolar, realizada em Goiânia, no mês de junho de 2018. Psicólogas e Psicólogos que apresentaram trabalhos no evento foram convidados a participar do livro, 23 autores enviaram seus textos.

Assim, este livro apresenta trabalhos que discutem a prática de psicólogas(os) escolares em diferentes instituições de ensino no estado de Goiás, no âmbito da educação básica, técnica e superior.

O CRP09 disponibiliza gratuitamente o livro no seu site, no formato de ebook, para que Psicólogas e Psicólogos possam conhecer um pouco mais sobre a Psicologia Escolar, considerando as políticas públicas na área, bem como as práticas e a formação profissional no estado de Goiás.

O Conselho Regional de Psicologia de Goiás, por meio da Comissão Especial de Psicologia Escolar e Educacional, espera, a partir desta publicação, contribuir com a ampliação de conhecimentos sobre a Psicologia Escolar, propiciando a todas e todos que se interessam pela interface Psicologia e Educação discussões e relatos que contribuam com o desenvolvimento de uma atuação comprometida com a ciência e a profissão. A divulgação das práticas de psicólogas(os) escolares pode contribuir com uma maior compreensão acerca das contribuições que a Psicologia pode oferecer aos contextos educativos e assim evidenciar a importância de sua presença de forma efetiva nas instituições de ensino no estado de Goiás.

Confira o ebook clicando aqui.

CONSULTA PÚBLICA SBPOT - Pauta de Defesa da Psicologia Organizacional e do Trabalho

CONSULTA PÚBLICA SBPOT

COMPETÊNCIAS PARA A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO: um referencial para a formação e qualificação profissional no Brasil

Pauta de Defesa da Psicologia Organizacional e do Trabalho

Desde sua fundação 2001, a SBPOT – Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho – vem trabalhando na expansão e consolidação da POT no contexto brasileiro. Orientada por princípios científicos e educacionais, a Associação tem como finalidade promover e divulgar o conhecimento científico e tecnologias na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Apoiar uma a atuação profissional pautada na qualidade ética e técnica dos serviços psicológicos prestados à população está na missão da SBPOT. É nesse sentido que há três anos a SBPOT iniciou um projeto de mapeamento de competências para a atuação do Psicólogo Organizacional e do Trabalho visando a elaboração de um referencial para a formação e qualificação profissional no país. A Associação se mantém em um esforço organizado e sistematizado de delimitação das qualificações profissionais na psicologia organizacional e do trabalho (POT), de transformação de inúmeros estudos em um consenso mínimo sobre a formação específica para a atuação profissional.

A proposta manteve o objetivo de construir, em um amplo processo de discussão e validação, um modelo nacional de competências esperados do psicólogo organizacional e do trabalho que possa apoiar as agências de formação no sentido de melhor qualificar os seus alunos. Para realizar esse projeto, a Associação convidou uma equipe de profissionais e pesquisadores de diferentes áreas da POT e de diferentes regiões do país. Foram feitos encontros presenciais e virtuais durante estes últimos três anos, dentre eles, destacam-se alguns encontros presenciais: de 1 a 3 de março de 2016 no Conselho Federal de Psicologia em Brasília-DF; de 13 a 16 julho de 2016 no VII CBPOT em Brasília; de 22 a 25 de agosto 2018 em Foz do Iguaçu-PR; e dia 16 de junho de 2019 no Conselho Federal de Psicologia em Brasília-DF. Todos estes encontros foram divulgados na página da Associação: www.sbpot.org.br

Esse esforço tem por objetivo estabelecer um modelo de competências que sinalize para a nossa comunidade uma direção de formação profissional e atuação ética. O modelo busca fornecer uma identidade ao profissional de POT que muitas vezes não se identifica com a psicologia ao atuar em contextos organizacionais. Nesse mesmo sentido, o modelo estabelece contornos claros às múltiplas possibilidades de atuação profissional sinalizando para os agentes formadores os conteúdos e competências a serem desenvolvidas e aos profissionais da área e os usuários dos serviços, o que pode ser demandado e esperado desse profissional. E por fim, o modelo aponta na direção de um processo de certificação profissional pela Associação voltado para o estabelecimento de patamares mínimos de qualidade e maior reconhecimento social do trabalho desses psicólogos. Alguns princípios que guiam a construção desse modelo são:

Promover a melhoria contínua dos serviços prestados, nos diversos âmbitos de atuação pelo psicólogo organizacional e do trabalho, dentro de padrões éticos e técnicos internacionalmente reconhecidos;
Contribuir para aprimorar a qualificação do profissional de psicologia que atua no campo das organizações e trabalho e o compromisso com o seu aperfeiçoamento contínuo;
Disponibilizar para a sociedade um padrão de referência para o desempenho dos profissionais que atuam na área da Psicologia Organizacional e do Trabalho;
Disponibilizar para as instituições de ensino um padrão de referência que oriente a formação em diferentes níveis e a qualificação contínua de profissionais que atuam em Psicologia Organizacional e do Trabalho;
Respeitar as diretrizes curriculares e as regulações já existentes sobre a profissão, conforme estabelecidas pelo Governo Federal e Conselho Federal de Psicologia.

No presente momento, encontramo-nos na fase da Consulta Pública junto aos profissionais da área. Três grandes grupos serão consultados:

Associados ativos da SBPOT; 2. Comissões de POT de todos os Conselhos Regionais de Psicologia do país (CRP) e representantes do Conselho Federal de Psicologia (CFP); e 3. Representantes de Grupos de Trabalho da ANPEPP que se inserem na área de POT.

Vocês irão receber nos próximos 2 a 4 dias um formulário com a seguinte estrutura.

1. A) Seção I: serão apresentadas descrições do campo organizando os diversos subcampos e as competências profissionais mais representativas de cada um deles;
2. B) Seção II: serão apresentadas as competências primárias técnicas transversais a todos os subcampos e processos de intervenção na área; e
3. B) Seção III: serão apresentadas as competências primárias pessoais indicadas para o sucesso do desempenho do profissional em POT.

A sua opinião de profissional da área é fundamental para a continuidade deste processo!

Por favor aguarde o envio do formulário e siga as instruções de preenchimento. Dúvidas devem ser enviadas para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Obrigada por sua atenção e contamos com sua futura colaboração!!

A DIRETORIA

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO - SBPOT

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