Até o dia 1º de maio os psicólogos peritos de trânsito de Goiás terão os valores da avaliação psicológica reajustados. Essa foi a principal pauta do diálogo realizado entre os integrantes Comissão de Trânsito e Mobilidade Humana do Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás/Tocantins e o presidente do Detran/Goiás, Edivaldo Cardoso, no dia 8 de março.
De acordo com o presidente da Comissão de Trânsito do CRP-09, Elias Rodrigues de Souza, o reajuste será determinado através de uma portaria que deve ser publicada no dia 15 de abril. “A taxa deve ser reajustada, efetivamente, a partir de 1º de maio”, explica.
O profissional recebe hoje R$ 60 por avaliação. De acordo com a proprietária de uma clínica, psicóloga Ágda Míriam Moraes Souza, o profissional da Psicologia gasta, no mínimo, duas horas para realizar o procedimento de cada candidato à carteira nacional de habilitação. Assim, ela justifica que o valor recebido não está condizente com o trabalho realizado.
A integrante da Comissão de Trânsito do CRP-09, psicóloga Walúzia Miranda Flores, diz que há cerca de quatro anos não há aumento do valor. “Os psicólogos estão tendo prejuízo nas clínicas. No interior, a situação é pior”, explica.
Histórico - o conselheiro Elias Rodrigues de Souza afirma que há cerca de oito meses o Conselho retomou o contato com o Detran para negociar esse reajuste. No último dia 1º, uma reunião com o chefe de gabinete da presidência do Detran, Saul Greco, reforçou a necessidade do reajuste. “Tem clínicas que estão fechando e por isso estamos preocupados em dar andamento à proposta”, relata.