O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás/Tocantins (CRP-09) teve participação efetiva no Seminário Nacional de Encerramento do Ano Temático da Avaliação Psicológica, que aconteceu em Brasília nos dias 23 e 24 de março.
O presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, ficou responsável por uma mesa de síntese do Eixo 2, que discute nacionalmente a avaliação psicológica em contextos institucionais. A vice-presidente do Conselho, Sandra Valéria Nogueira, esteve no evento também na condição de membro do GT Nacional que discute Escala Hari. Na oportunidade, ela participou da reunião presencial do GT.
Wadson explica que esse seminário reuniu tudo o que foi discutido nos conselhos regionais a respeito da avaliação psicológica. “E, a partir disso, será elaborada uma produção teórica que será levada para a Apaf como sugestão a respeito da temática”, complementa.
Sandra também faz uma reflexão sobre o seminário. “Um evento como este, que contemplou várias etapas de participação, nos permite visualizar com clareza quais são as nossas reflexões e desafios enquanto categoria no que se refere à avaliação psicológica”, avalia.
Discussões - Ao todo, três eixos nortearam a discussão do ano temático: “1. Qualificação: Critérios de reconhecimento e validação a partir dos direitos humanos”, “2. Avaliação psicológica em contextos institucionais” e “3. Relação com o contexto de formação”.
Os psicólogos que relataram pelo CRP-09 os três eixos que nortearam a discussão do ano temático também estiveram no seminário em Brasília. No Eixo 1, estava o psicólogo Carlos Altomari, que participou também do Eixo 2. Para ele, foi um momento muito produtivo. “Muito do que foi contemplado pelo Conselho Federal são coisas que a categoria estava precisando”, avalia.
Atuando no Eixo 2, a psicóloga Karla Mendes da Cruz afirmou que o encontro foi muito válido e que deve trazer melhorias para a avaliação psicológica. “Porém, acredito que mais pessoas e mais grupos precisam estar nessa discussão”, comenta.
A psicóloga Tânia Maria Lago trabalhou com o Eixo 3. Para ela, o Ano Temático ainda não acabou. “Afirmo isso porque as discussões precisam continuar, pois vários pontos não tiveram consenso”, destaca.
Para o presidente do Conselho, o seminário foi um momento de aprendizagem muito enriquecedor. “Ali pudemos visualizar como está a avaliação psicológica em todo o Brasil. Foi bem profundo”, ressalta Wadson.