Na última semana, o Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás/Tocantins (CRP-09) se reuniu com a assessora do governador do Tocantins, Maria Tereza Rocha, para tratar sobre a criação do conselho no Estado. Na ocasião, o presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, e a vice-coordenadora geral da seção de base no Tocantins, Mara das Neves, falaram sobre a importância do Conselho ter uma sede própria para que o projeto se efetive.
A assessora Maria Tereza acredita que todas as classes profissionais deveriam ter um conselho em cada Estado. “A criação do Conselho de Psicologia no Tocantins irá valorizar o nosso profissional”, ressalta. Segundo ela, uma audiência entre o governador, Siqueira Campos, e os representantes do CRP-09 será marcada em breve.
Para Wadson Gama, mais um importante passo para a criação do Conselho de Psicologia do Tocantins foi dado. “Essa aproximação com o governo vai ajudar a categoria a alcançar essa grande conquista”, diz.
Histórico ? em 2011, o CRP-09 esteve na Assembleia Legislativa do Tocantins e conseguiu que um requerimento solicitando a doação de um terreno em área pública para a construção da sede do Conselho no Estado fosse aprovado. A propositura do requerimento foi do deputado estadual Marcelo Lelis (PV-TO).
O desmembramento em um conselho apenas do Tocantins é uma das metas de gestão do atual plenário “Pluralidades” do CRP-09. Entre os critérios para a criação do Conselho Regional de Psicologia está a sua autonomia administrativa e financeira. Sendo assim, a possibilidade de possuir uma sede própria favorecerá a aprovação pelo Conselho Federal de Psicologia do projeto de criação do Conselho Regional de Psicologia do Tocantins.