Afim de elucidar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio, o CRP-09 participará do “Dia de Ocupação da Praça do Bosque ? Saúde Mental em Redes”, a partir das 15 horas, em Palmas (TO). A iniciativa é da equipe do portal (EN) CENA, um projeto de extensão do CEULP/ULBRA.
De acordo com a coordenadora do (EN) CENA, psicóloga e comunicóloga Irenides Teixeira, a intenção é que a sociedade reflita sobre a saúde mental. “Queremos que outras pessoas que não estão diretamente ligadas a esta área pensem sobre o assunto”, explica.
Durante a tarde, ocorrerão várias atividades artísticas abertas à participação de qualquer pessoa interessada em expor sua arte. “Por isso o ‘slogan’ do evento é ‘traga a sua rede e viva a sua loucura’”, enfatiza. No dia 18 de maio, será comemorado também o primeiro aniversário do portal (EN) CENA.
Discussões ? já no dia 24 de maio (quinta-feira), a CEULP/ULBRA-(EN) CENA, em parceria com o CRP-09 e outras entidades, realiza o 1º Seminário Tocantinense da Saúde em Movimento com o Intersetor, das 8h às 18h, na sede da Universidade, em Palmas.
Para o coordenador do curso de Psicologia CEULP/ULBRA e um dos organizadores do evento, César Ramos, o principal objetivo é constituir um Fórum de Saúde Mental no Tocantins. “Convidamos o Estado, Ministério Público, a Defensoria Pública e outros parceiros para fomentar esse debate”, diz.
Segundo Ramos, a organização do evento convidou uma das referências na luta antimanicomial para expor no seminário, o sanitarista e pesquisador da Fiocruz, Paulo Duarte de Carvalho Amarante. “Queremos trazer para o Tocantins pessoas ligadas à esta área”, complementa. Outros profissionais de renome nacional irão integrar à ampla programação do seminário.
Para acessar a programação do evento e também fazer a inscrição, basta clicar aqui.