O grande número de participantes marcou o Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas realizado na última sexta-feira (11) em Palmas, Tocantins, pelo Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás/Tocantins (CRP-09). Foram cerca de 230 inscrições para uma ampla programação durante todo o dia. Profissionais da Psicologia e de outras áreas da Saúde prestigiaram o seminário.
Para a vice-coordenadora da Seção de Base do CRP-09 no Tocantins, Mara das Neves, essa foi uma oportunidade de discussão e de divulgação da atuação da Psicologia. “Devido à presença de outros profissionais, pudemos mostrar um pouco o nosso trabalho àqueles que integram equipes multiprofissionais”, diz. Ela lembra ainda que a parceria com o CEULP/ULBRA na realização do seminário foi fundamental.
O presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, que é o conselheiro-responsável pelo CREPOP/GO-TO, falou sobre a Consulta Pública nas Áreas da Assistência Social, Educação, Saúde e Justiça. “Procurei destacar a importância do Crepop para a inserção do psicólogo, com qualidade, nas políticas públicas”, conta.
A coordenadora da Seção de Base, Kathia Nemeth Perez, destaca que o evento foi muito produtivo. De acordo com ela, muitos profissionais não têm contato com as políticas que envolvem o próprio trabalho. “O seminário lança propostas de avaliação das políticas públicas resultando em vários desdobramentos”, avalia.
Entre esses desdobramentos mencionados pela conselheira está um documento (veja aqui) discutido na sala onde da temática “Assistência Social”. “Esse é um fruto de uma discussão nacional dos psicólogos que atuam nessa área”, conta Kathia.
No grupo em que se discutiu Saúde, os profissionais aproveitaram o momento para fazer uma troca de experiências. Já na Psicologia Jurídica, os temas polêmicos dominaram a pauta no encontro. A Educação também levantou discussões importantes para a atuação dos psicólogos.