A noite de abertura do Conpcer foi marcada por emoção, risos e discussões sérias. Na última quarta-feira (29), o Teatro da PUC ficou lotado de psicólogos (as) e estudantes de Psicologia que prestigiaram a apresentação teatral das Senhoras do Cerrado e as palestras da professora dra. Maria Cláudia Oliveira e da psicóloga e sexóloga Laura Müller.
A apresentação da Companhia de Teatro Senhoras do Cerrado, formado por idosas, foi a primeira atividade da noite. A atuação das atrizes emocionou a plateia. O texto da peça foi baseado na obra da poetiza Cora Coralina. Músicas antigas e contemporâneas embalaram a apresentação que contou ainda com a projeção de imagens da Cidade de Goiás.
Logo em seguida, formou-se a mesa de abertura, composta pelos conselhos dos Estados do Cerrado, por autoridades municipais e estaduais e pela PUCGoiás.
No discurso que abriu oficialmente o Conpcer, o presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, destacou o crescimento da profissão no Brasil e no mundo, lembrando que a Psicologia faz 50 anos no Brasil e 20 em Goiás e Tocantins. “Esse Congresso faz parte da comemoração desse momento importante para a categoria. Nós quisemos que a mesma porta que está aberta para o psicólogo em sua casa, que é o Conselho de Psicologia, estivesse aberta para as atividades desse congresso. Por isso, toda a programação é gratuita”, ressaltou.
Desafios ? A palestra “Trânsitos interdisciplinares em Psicologia: desafios da formação à prática profissional”, da professora doutora Maria Cláudia Oliveira, discutiu, entre outros pontos, a necessidade de ultrapassar a fronteira da universidade para a atuação na comunidade. “Muitas vezes temos uma formação míope, desconectada das necessidades sociais. Precisamos identificar onde está a deficiência”, enfatizou.
Altos Papos ? O momento mais aguardado da noite foi o bate-papo “Sexualidade na Atualidade” com a psicóloga e sexóloga Laura Müller. A plateia se divertiu com a maneira bem humorada em que a palestrante falou sobre sexo. “Procuro trazer às palestras dados de pesquisas sobre sexualidade e também a minha experiência no ‘Altas Horas’ e no consultório”, disse.
Ao final, ela abriu a palavra aos presentes e respondeu às perguntas, como faz no programa “Altas Horas”, da TV Globo, e distribuiu autógrafos.
Veja aqui o material apresentado pela professora Dra. Maria Cláudia Oliveira. Ele pode ser utilizado desde que a fonte seja citada.