O momento mais aguardado da noite de abertura do 1º Congresso de Psicologia do Cerrado (Conpcer), na última quarta-feira (29), foi o bate-papo “Sexualidade na Atualidade” com a psicóloga e sexóloga Laura Müller. Apesar do assunto ser sério, a palestrante tratou o tema com bom humor e leveza, levando a plateia ao riso em vários momentos. “Procuro trazer às palestras dados de pesquisas sobre sexualidade e também a minha experiência no ‘Altas Horas’ e no consultório”, diz.
Müller começou o bate-papo apresentando um pouco da sua trajetória profissional. Sua primeira formação é em jornalismo e chegou a trabalhar como repórter e editora em redações. E foi escrevendo sobre sexualidade que se interessou pelo assunto e resolveu se especializar. A formação em psicologia veio em seguida, para que ela pudesse também atender em consultório.
Idades do Sexo ? o “papo” percorreu os anseios relacionados à sexualidade em cada época da vida. De acordo com os dados de pesquisas trazidos pela sexóloga, a iniciação sexual do jovem brasileiro é dos 15 aos 17 anos. As maiores preocupações nessa fase são a gravidez na adolescência e as doenças sexualmente transmissíveis. “Cerca de um milhão de partos de mães adolescentes são feitos por ano no Brasil”, alerta.
Outro ponto de destaque dado por Laura Müller em sua exposição é o valor que hoje as pessoas têm dado ao sexo. “Qual o significado que o sexo tem em nossa vida”, questiona ao público. Ela trouxe ainda informações e relatos de sua experiência sobre as questões emocionais que envolve o sexo.
Ao final, ela abriu a palavra aos presentes e respondeu às perguntas, como faz no programa “Altas Horas”, da TV Globo, e distribuiu autógrafos.
Clique aqui e conheça o site da palestrante.
Crédito fotográfico: Walter Folador