O projeto de interiorização desenvolvido pelo Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás/Tocantins (CRP-09) está em pleno funcionamento. Na última semana de outubro, cidades do Tocantins receberam a palestra “A Atuação do (a) Psicólogo (a) nas Políticas Públicas: Saúde, Educação e Assistência Social”.
Na manhã do dia 27 de outubro, os psicólogos de Gurupi receberam o CRP-09 para um momento de integração, no auditório do Sesc/Senac. Cerca de cem profissionais prestigiaram a palestra, proferida pelo presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama. Para ele, o contato direto com o psicólogo reforça a importância do projeto desenvolvido pela gestão VII Plenário Pluralidades. “Esta gestão sempre buscou uma aproximação com o psicólogo e tem me emocionado muito ver que as ações têm alcançado esse resultado”, observa.
O presidente da Comissão de Orientação e Ética do CRP-09, Eriko Netto de Lima, também esteve presente durante o evento. Segundo ele, a palestra realizada foi avaliada de forma positiva, sendo que atingiu o objetivo de aproximar a categoria profissional com o CRP. “A ação reafirmou o compromisso desta gestão ’Pluralidades’ de aproximação e acolhimento das psicólogas e dos psicólogos deste regional”, enfatiza o conselheiro. O evento contou ainda com a presença da vice-presidente do CRP-09, Sandra Valéria Nogueira.
Interesse - Para o conselheiro-secretário, Elias de Souza Rodrigues, o evento superou as expectativas de público. “O grupo estava extremamente interessado na palestra, que durou cerca de três horas, e mesmo no final estavam todos atentos”, destaca.
A psicóloga Tânia Lago, colaboradora do CRP-09, afirma que, de modo geral, os comentários foram positivos e que os profissionais esperam mais eventos como esse em Gurupi. “É importante ver que o Conselho é próximo do psicólogo não só no momento de fiscalizar, mas está presente na orientação, como foi nesse evento”, diz.