Desde o início da atual gestão, o VII Plenário Pluralidades do CRP-09 tem se empenhado para que se efetive a criação do Conselho de Psicologia do Tocantins. Para isso, os atuais conselheiros buscaram apoio político no Legislativo estadual e também no Governo do Tocantins. “Essa é uma meta que traçamos durante a campanha para a gestão do CRP, pois consideramos que o desmembramento do conselho será de grande importância para os psicólogos tocantinenses”, avalia o presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama.
Para que o desmembramento aconteça, é preciso que seja alcançada a autonomia administrativa e financeira. Um importante passo será a aquisição de uma sede própria. Para que isso se torne realidade, os conselheiros do CRP-09 estiveram por algumas ocasiões com deputados estaduais que se dispuseram a auxiliar no processo. Entre as ações, destaca-se o requerimento apresentado pelo deputado Marcelo Lélis (PV-TO) solicitando a doação de um terreno em área pública ao CRP-09. O mesmo foi aprovado na Assembleia Legislativa tocantinense.
Apaf - A Gestão Pluralidades, desde a primeira APAF que participou, pleiteou inclusão de pauta do tema desmembramento do Tocantins. Na última APAF, realizada nos dias 26 e 27 de maio, foi proposta a criação de um grupo de trabalho nacional para tratar deste tema.
Hoje, o CRP-09 integra o referido GT e a representante de Goiás e do Tocantins nessa discussão é a conselheira-tesoureira Gérley Lopes Cardoso. Na última semana, o CRP-09 reiterou o pedido ao Conselho Federal de Psicologia a manutenção da pauta de discussão do tema desmembramento para a próxima APAF.
A articulação política para a aquisição da sede própria continua com reuniões no Palácio Araguaia, sede do Governo do Tocantins.
Selecionamos abaixo algumas notícias veiculadas no site do CRP-09 que fala sobre a criação do Conselho de Psicologia do Tocantins. Veja:
CRP-09 se reúne com Governo do Tocantins sobre criação do Conselho no Estado
Governo recebe CRP-09 e fala sobre a criação do Conselho do Tocantins
Psicólogos lutam pela sede e por conselho próprio no Tocantins