O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás/Tocantins (CRP-09) participou de uma reunião na Assembleia Legislativa do Tocantins, na última segunda-feira (5), para tratar da inclusão de um aditivo para contemplar os psicólogos à lei que autoriza as gratificações destinadas aos profissionais da saúde que atuam no serviço público estadual.
Os psicólogos foram recebidos pelo presidente da Assembleia, deputado Raimundo Moreira, que ouviu e orientou os presentes. De acordo com a integrante do Colegiado Gestor da Seção de Base do CRP-09 no Tocantins, Rosivânia Tosta, a categoria se sentiu acolhida durante o encontro. “Tivemos um diálogo muito produtivo, onde expusemos que o psicólogo trabalham nas mesmas condições que as outras classes contempladas pela lei”, explica.
Aprovação - No dia 1º de novembro, foi aprovado em sessão ordinária o Autógrafo de lei nº 85, que autoriza o Governo do Estado do Tocantins a conceder gratificações para profissionais da saúde que trabalham em hospitais públicos. De acordo com a matéria, serão beneficiados aqueles que atuam nos serviços de Urgência e Emergência, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Unidade Intermediária Neonatal e Sistema de Regulação.
A categoria dos psicólogos não foi contemplada com tais benefícios. Porém, o psicólogo é considerado pelo Conselho Nacional de Saúde um profissional da saúde, além de sua importância nas equipes multidisciplinares.
Ofício ? O CRP-09 encaminhou ao Governador do Estado do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, apresentando as considerações a respeito do Autógrafo de Lei e solicitando a inclusão dos psicólogos no rol de profissionais beneficiados com o recebimento das gratificações. Veja aqui o ofício.