O Dia Nacional da Consciência Negra, data estabelecida pela lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003, é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
O CRP-09 reconhece o valor e a contribuição da comunidade negra para o Brasil.
O Seminário de Direitos Humanos, que será realizado em 11 e 12 de dezembro, no Auditório da Câmara Municipal de Goiânia, inclui a Mesa Redonda "Direitos Humanos e Etnias", que abordará, entre outras questões, aspectos relacionados à população negra brasileira. A programação completa será divulgada em breve.