A atuação do profissional da Psicologia na Rede de Ensino é de fundamental importância para o processo de ensino e aprendizagem do aluno. A secretaria estadual de Educação do Tocantins destaca este e outros pontos em uma entrevista ao site do CRP-09. As respostas foram elaboradas por uma equipe do órgão formada por psicólogos, técnicos de gestão e orientadoras educacionais da coordenadoria de Gestão Educacional da Seduc/TO. Confira:
Qual a importância do trabalho do psicólogo na Rede de Ensino?
Atualmente, as escolas se configuram como espaço privilegiado de convivência social, desenvolvimento psicológico e construção de conhecimento, mas também absorvem os problemas sociais oriundos de outros setores da sociedade. Dessa forma, o psicólogo é um profissional necessário para colaborar com a Rede de Ensino a partir de atividades que compreendam o desenvolvimento humano no processo de ensino aprendizagem, a escolarização em todos os seus níveis, as políticas públicas em educação, a avaliação psicológica e a formação continuada dos profissionais da Educação.
Como está a atuação desse profissional na Rede Estadual do Tocantins? É preciso incluir mais?
No ano de 2011, foram inseridos seis psicólogos, distribuídos nas Diretorias Regionais de Ensino de Palmas, Gurupi, Dianópolis, Paraíso do Tocantins, Colinas do Tocantins e Araguatins. Portanto o trabalho se encontra em fase de implantação. Vale ressaltar que foram elaborados o Plano de Ação pelas psicólogas das Diretorias Regionais de Ensino e o Projeto Macro, pelos profissionais da Seduc, que engloba a atuação dos psicólogos na rede estadual de ensino.
Existe a perspectiva de ampliação para a atuação de pelo menos um psicólogo em cada uma das treze Diretorias Regionais de Ensino. Posteriormente, desejamos incluir este profissional nas unidades escolares com mais de mil alunos.
De que forma é possível incluir esse profissional da psicologia na Rede Tocantinense? Há concurso público previsto?
Na Seduc foram realizados contratos e o aproveitamento de profissionais efetivos que possuem a formação em Psicologia. Não há (concurso) porque este profissional faz parte do quadro da saúde.
Há projetos da secretaria de Educação que contemplam o auxílio aos alunos com problemas psicológicos? Se sim, quais?
Ainda não temos. Há uma previsão de que estes projetos sejam efetivados com a implantação da proposta de atuação dos psicólogos na rede estadual de ensino, que visa atender esses alunos, quando o caso for de atendimento em psicologia escolar, e encaminhar para a rede de saúde os casos de atendimento clínico.
Qual a importância para a Secretaria em se aproximar do Conselho Regional de Psicologia? Em que essa aproximação pode ajudar a Rede?
É importante que o Conselho se faça presente junto à Secretaria para orientar e garantir uma atuação dos profissionais de Psicologia de acordo com as leis e normas que regulamentam a profissão. Essa aproximação poderá contribuir para redução de problemas de aprendizagem que estão relacionados a aspectos psicológicos, obedecendo ao padrão de legalidade.