O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás/Tocantins (CRP-09) realizou palestras e discussões, no dia 1º de dezembro, no auditório do Sesc, em Palmas (TO). Ao abrir o evento, o presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, falou sobre “A Atuação do (a) Psicólogo (a) nas Políticas Públicas: Saúde, Educação e Assistência Social”.
Em seguida, os presentes discutiram sobre o desmembramento da Seção de Base do Tocantins, a criação do Conselho de Psicologia do Tocantins e discussão sobre a possível criação do Sindicato dos Psicólogos no Tocantins.
Neste segundo momento, a vice-presidente do CRP-09, Sandra Valéria Nogueira, e o presidente da Comissão de Orientação e Ética do CRP-09, Ériko Netto de Lima, falaram sobre a importância desse desmembramento para os psicólogos do Tocantins.
Para o psicólogo educacional Augusto C. Baratta Monteiro, presente no evento, a iniciativa mostrou que a atual gestão VII Plenário Pluralidades do Conselho está preocupando em se aproximar da categoria. “Acredito que esse foi um primeiro passo, principalmente pelo fato de discutirmos a criação do CRP do Tocantins”, avalia.
O evento faz parte do processo de interiorização do CRP-09, que é uma das metas que integra o Projeto de Gestão do VII Plenário Pluralidades “CRP é Você”. A iniciativa também integra os eventos preparatórios para o Congresso Regional de Psicologia (Corep), que acontece em 2013.