O “Caderno de Orientação ao Trabalho do Profissional Psicólogo” foi lançado na tarde desta sexta-feira (25), às 13h30, pelo Conselho Regional de Psicologia 9ª Região, em sua sede.
A elaboração foi feita pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CRP-09. A publicação desse caderno de orientação efetiva a missão do CRP-09/VII Plenário Pluralidades: “Psicologia Ética, Transparente e Socialmente Responsável” de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de psicólogo e zelar pela fiel observância dos princípios da ética e disciplina da categoria.
A intenção do Conselho é oferecer conhecimento e informação, que são ferramentas profissionais importantes para o psicólogo. O caderno contém orientações básicas para o exercício profissional, além de algumas resoluções que contribuem de maneira direta com a atuação do psicólogo.
Para o conselheiro José Henrique Lopes, um dos idealizadores da publicação, a ideia de organizar esse caderno partiu das fiscalizações feitas pela COF. “Através delas, pudemos observar que o psicólogo tem muito conhecimento da sua prática profissional, porém precisávamos auxiliá-lo quanto à legislação que envolve a profissão”, ressalta.
Durante o lançamento, o presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, apresentou o livro aos presentes e destacou alguns pontos relevantes. Para a psicóloga Márcia de Faria Veloso, é importante uma publicação como essa voltada aos profissionais. “Não só pela orientação, mas eu pude ter acesso a informações que eu tinha dúvida anteriormente”, afirma.
Já a psicóloga Luciane Muniz Mols acredita que o Caderno de Orientação é de extrema utilidade. “Principalmente para quem está iniciando na profissão, é um ponto de partida”, avalia.
A colaboradora do CRP-09, psicóloga Simone Minasi, a publicação é a efetivação de algo que foi almejado e conquistado para os psicólogos. “O caderno gerou uma oportunidade dos profissionais terem intimidade com o texto referente à legislação de uma forma agradável”, diz.