A Comissão de Trânsito e Mobilidade Humana do Conselho Regional de Psicologia 9ª Região realizou uma reunião na tarde desta segunda-feira (21), na sede do CRP-09.
Na ocasião, a comissão recebeu as psicólogas Juliana Neves Ferreira e Sônia Maria Abreu Correa, que apresentaram um projeto na área de trânsito. A intenção é desenvolver uma ação que reduza os altos índices de acidente de trânsito com motociclistas.
Veja abaixo a justificativa do projeto "Por um Trânsito de Paz e Prudência":
Justificativa
"É alarmante em nosso país o número de acidentes no trânsito, que ocorrem diariamente, e a grande maioria deles são causados pela imprudência de alguém. Em consequência desses acidentes muitas vidas são ceifadas prematuramente, e muitas pessoas ficam com marcas permanentes ou até alguma deficiência física para o resto de suas vidas.
No Brasil, morrem mais de 40 mil pessoas por ano somente de acidentes de trânsito, sem contar os que ficam com sequelas para o resto de suas vidas. O governo brasileiro gasta em média R$ 5 bilhões por ano com a saúde pública para tratar as vítimas de acidentes de motociclistas, dinheiro que poderia ser investido em educação e em outras áreas, garantindo maior qualidade de vida aos brasileiros.
Acreditando que o âmbito do Trânsito deve ser um espaço de reflexão, debate e compreensão desta problemática, os Psicólogos especialistas do Trânsito, estão propondo um momento de sensibilização e treinamento junto aos motociclistas da cidade de Goiânia, buscando contribuir para um trânsito mais saudável e prudente em nossa cidade.
Sendo assim, a escolha da região para a realização do projeto é devido a alta quantidade de acidentes nela ocorridos, vias muito estreitas, grande fluxo de caminhões de carga e descarga por motivo de intenso comércio no local e sinalização inadequada."