A criação do Conselho Regional do Tocantins começou no dia 16 de dezembro de 2012, quando a Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças, que reúne os Conselhos Federal e Regionais de Psicologia, deliberou pelo desmembramento do CRP do Tocantins, que ganhou a nomenclatura CRP-23.
Em seguida, ocorreu a publicação pelo CFP de uma resolução que estabelece a área de jurisdição, a data de instalação do primeiro plenário, a definição do número de membros que irá compor essa primeira gestão que será eleita pela categoria e a data da eleição. Isso aconteceu no dia 10 de janeiro.
A partir desta resolução, foram definidas as providências necessárias para viabilizar a instalação do CRP-23 Tocantins. Para isso, foi feito um planejamento em conjunto pelos psicólogos residentes no Tocantins, pelo CFP e pelo CRP-09. A participação da categoria nesse processo foi de grande importante nesse momento.
O Tocantins integrava o regional 09, juntamente com Goiás. O Estado tem hoje 740 psicólogos inscritos e ativos. Para que o processo de criação do CRP-TO se efetive, o CRP-09 dará suporte financeiro ao conselho recém-criado pelo período de dois anos. A partir do exercício 2014, os boletos de anuidade já serão emitidos pelo novo CRP-23.
Eleições ? Em abril de 2013, realizou-se o primeiro Congresso Regional de Psicologia do Tocantins (COREP-TO), um evento caracterizado por um processo democrático e com o objetivo de elaborar diretrizes para a gestão do sistema conselhos. Neste encontro houve espaço para a inscrição de chapas para as eleições da primeira gestão do CRP-23 (TO). Foi apresentada à Comissão Regional Eleitoral apenas uma chapa.
Todo este processo possibilitou que, pela primeira vez na história do estado do Tocantins, os psicólogos e as psicólogas possam eleger seus representantes para a gestão do Conselho Regional de Psicologia do Tocantins. A primeira eleição dos profissionais que irão representar a categoria no próximo triênio acontecerá nos dias 26 e 27 de agosto de 2013.
A Comissão Eleitoral será a mesma para o CRP-09 e para o CRP-23 e deve ter pelo menos um membro do conselho recém criado a partir do desmembramento da Seção de Base do CRP-09 no Estado do Tocantins. A resolução CFP 2-2013, que cria o CRP-23, explica o porquê de apenas uma Comissão Eleitoral para dois Estados. “§ 2o - As eleições referidas no parágrafo anterior serão realizadas pelo Conselho Regional da 9a Região, a quem caberá coordenar e custear todo o processo eleitoral e dar posse aos eleitos, de acordo com o cronograma e demais normas contidas no Regimento Eleitoral da autarquia, Resolução CFP No 15/2012.”