O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região realizou no último final de semana (13 e 14 de abril) o I Congresso Regional de Psicologia (I Corep) em Palmas. Participaram desse Congresso os psicólogos e as psicólogas eleitos delegados nos pré-congressos realizados pelo CRP-09 nas cidades tocantinenses, além de estudantes de Psicologia e convidados.
Durante o Corep, ocorreram a redação de propostas e a eleição de delegados para o Congresso Nacional de Psicologia. Uma estudante também foi escolhida para participar do CNP.
Segundo o presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, a discussão foi pautada pela ética e pela democracia. “Foi um momento importante para a História da Psicologia no Tocantins. Acredito que as propostas desenvolvidas nesse Corep serão contribuições valorosas no Congresso Nacional de Psicologia”, ressalta.
A coordenadora geral da Seção de Base do CRP-09 em Palmas, Mara das Neves, avalia que houve uma participação ampla no Corep, onde quase todos os delegados estavam presentes. Ela destaca que as discussões foram produtivas e serão importantes para o desenvolvimento do novo CRP no Tocantins. “Além das propostas que vão para o CNP, elegemos algumas regionais, que serão interessantes como diretrizes para o 1º Plenário a ser eleito no Tocantins”, diz. E complementa: “o Corep foi importante também para os profissionais entenderem como funciona o Sistema Conselhos”.
O delegado Eduardo Fagner Machado de Pinho tem uma grande expectativa para a realização do CNP. “Espero que o processo lá seja tão legítimo quanto o que realizamos aqui no Tocantins. Conseguimos elencar muitas propostas que achamos válidas. Precisamos batalhar por uma valorização profissional”, destaca.
Participaram do Corep em Palmas o Conselheiro-Secretário do CRP-09, Elias Rodrigues de Souza, a Coordenadora Técnica do CRP-09, Renata Costa Teixeira, e a presidente da Comissão Eleitoral, Walúzia Miranda Flôres.
Entenda o processo
O VIII Congresso Nacional da Psicologia (CNP) ocorrerá de 30 de maio a 2 de junho de 2013, em Brasília. O evento reúne psicólogos e psicólogas e acontece a cada três anos. Ele segue o seguinte cronograma: Eventos Preparatórios, Pré-Congressos, Congressos Regionais e o Congresso Nacional.
O CNP é uma conquista democrática da categoria, que permite a discussão e transformação do funcionamento e das ações dos Conselhos de Psicologia, por ser a instância máxima de deliberação na estrutura dos Conselhos.