O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região informa aos psicólogos e às psicólogas que a TV UFG irá exibir o documentário longa-metragem “As Cores da Utopia”, do diretor Júlio Nascimento. Em referência ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio), a exibição acontecerá em dois momentos: no dia 18 de maio, às 14 horas, e também no dia 19, às 17 horas.
O CRP-09 indica a obra à categoria por entender que o filme é um instrumento facilitador das discussões em torno da necessidade de uma mudança de postura e mentalidade acerca do doente mental, capaz de levar as pessoas a tratá-lo como ser humano produtivo e como cidadão, contribuindo, assim, como reforço para a luta antimanicomial. “Inclusive, o CRP-09 foi parceiro em diversas exibições públicas do ‘Cores da Utopia’. Em algumas ocasiões, foram desenvolvidos debates em torno do tema”, conta o presidente do Conselho, Wadson Arantes Gama.
O filme aborda a vida e a obra do artista plástico baiano, esquizofrênico, Reginaldo Bonfim. A obra, sem fins lucrativos, discute a exclusão social de Reginaldo e amplia a reflexão sobre o conceito de normalidade, mostrando que a loucura vai muito além do sintoma psiquiátrico, envolvendo armas de destruição em massa e a degradação da natureza e do homem.
Movimento da Luta Antimanicomial - Esta luta tem como ponto geral a reivindicação em torno da efetiva execução de políticas públicas voltadas para a saúde mental, capazes de resolver, de forma definitiva, as questões atinentes aos maus-tratos e à exclusão social do doente mental em nossa sociedade.
Detalhes sobre a exibição:
TV UFG: - Canal aberto: 14; Canal da NET: 13.
Datas e horários: 18 de maio (Dia Nacional da Luta Antimanicomial) às 14 horas; e 19 de maio às 17 horas.
(Fonte: CRP-09 com Assessoria de Comunicação “Cores da Utopia”)