O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região (CRP-09), por meio da Comissão de Direitos Humanos ? GT Criança e Adolescente, participa de uma ação para conscientizar turistas e a população de Goiânia sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes e sobre o trabalho infantil.
A iniciativa, em parceria com o Governo de Goiás, com a Prefeitura de Goiânia e com o Juizado da Infância, começa nesse final de semana (1º e 2 de junho) em hotéis e motéis da capital e região metropolitana e deve permanecer durante os 10 dias em que a Seleção Brasileira de Futebol permanecer na cidade. Os jogadores estarão concentrados na capital em razão da Copa das Confederações. Na segunda-feira (3/06), a partir das 14 horas, haverá a distribuição de material educativo no Aeroporto Santa Genoveva. Outra ação deve ocorrer na terça-feira (4/06) próximo ao local de treinamento dos atletas.
A intenção é reforçar o combate à exploração sexual e ao trabalho infantil durante a estadia da seleção brasileira de futebol na capital, situação que atrai um grande número de turistas. O caráter preventivo se deve a informações fornecidas por órgãos ligados à Organização das Nações Unidas (ONU), que indicam que os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes triplicaram durante a Copa do Mundo na África.
Informações - De acordo com dados do Disque 100 ? telefone de denúncias a este tipo de crime ? serviço coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) ? em 2011, os 246 municípios goianos registraram 2.135 denúncias de abuso e de exploração sexual. Em Goiânia, de janeiro a abril de 2012, o Disque 100 registrou 174 casos: 73 de abuso sexual, 12 de exploração sexual e duas denúncias de pornografia infantil.