O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região realizou uma manifestação na manhã desta quarta-feira (26), em frente à sede do Conselho, em Goiânia. A iniciativa está em consonância com a mobilização nacional, que será realizada pelo Conselho Federal de Psicologia nesta quinta-feira (27), a partir das 8 horas, partindo do Museu da República em direção ao Congresso Nacional.
As manifestações públicas são contra a homologação do “Ato Médico” - Projeto de Lei do Senado PLS nº 268/2002, que regulamenta o exercício profissional da Medicina.
Representantes dos Conselhos de Biomedicina, Enfermagem e Fisioterapia participaram da manifestação. A presidente do CRP-09, Luciene Falcão, explica que os psicólogos não são contrários à regulamentação do exercício profissional da Medicina, mas que é preciso rever um artigo do projeto. “Trata-se do artigo 4º, que prevê como atividade privativa do médico a formulação do diagnóstico nosológico e respectiva prescrição terapêutica. Isso interfere na atuação do psicólogo e de outros profissionais da saúde”, explica.
Imprensa ? Diversos veículos de comunicação compareceram à manifestação do Conselho de Psicologia em Goiás. A presidente Luciene Falcão concedeu diversas entrevistas, entre elas participações ao vivo, esclarecendo o posicionamento do Sistema Conselhos em relação ao Ato Médico.
Veja alguns veículos que noticiaram o assunto:
TV Record
TV Brasil Central
PUCTV
Fonte TV
Rádio CBN
Rádio Brasil Central
Rádio 730
Rádio Aliança
Veja alguns artigos sobre o assunto: