O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região realizou nesta sexta-feira (8/11) uma roda de conversa sobre os “Desafios do Atendimento Psicoterápico de Crianças na Era Digital”. A iniciativa compõe a programação da entrega de carteiras profissionais aos novos psicólogos e às novas psicólogas recém-inscritos no CRP-09 e integra o projeto “CRP é Você”, que busca aproximar a categoria do Conselho.
Diversos profissionais que trabalham com Psicologia Infantil e estudantes de Psicologia participaram do evento. As psicólogas da área infantil Marcella Haick Mallard e Magda Maria Evangelista da Rocha Rezende foram convidadas pelo CRP-09 para expor a temática.
Questionada sobre a relação das gerações com a Era Digital, a psicóloga Marcella Mallard explicou que essa questão geracional existiria independente da tecnologia. “As crianças de hoje têm esse tempo diferente e é necessário que se faça uma adequação da linguagem para que se estabeleça a comunicação”, disse.
A psicóloga Magda Evangelista ressaltou que a cultura lúdica das crianças na era digital é também simbólica, mágica, onde as mesmas não se limitam a receber passivamente os conteúdos veiculados pelos games ou pela internet, mas se apropriam através das brincadeiras eletrônicas, onde “tudo é possível”, em busca do “objeto do desejo”. Ainda alertou que o tema merece cautela e cuidados. Estamos no espaço do não-saber, do mais além... Como viver a liberdade, o respeito e o cuidado, quando o limite entre o real e o virtual, o público e o privado pode perder-se irremediavelmente. No espaço de segurança e comunicação, o limite ou a moldura protetora poderá ser realizada pelo diálogo e confiança nas relações pais e filhos, construídas na rede afetiva familiar.