É com pesar que o Conselho Regional de Psicologia 9ª Região recebeu a notícia do falecimento do Bispo Emérito da diocese de Goiás, Dom Frei Tomás Balduíno, ocorrido no último sábado (3/5). Aos 91 anos, ele não resistiu a uma tromboembolia pulmonar. Ele estava internado no Hospital Neurológico, em Goiânia, desde o dia 25/4.
Dom Tomás era co-fundador do Conselho Indigenista Missionário ? CIMI, e Comissão Pastoral da Terra. Em junho do ano passado, ele esteve na sede do CRP-09 para participar da Roda de Conversa “Índios de Goiás e Direitos Humanos ? A Intervenção da Psicologia”.
Na reunião, ele abordou questões relacionadas à terra e aos indígenas, e os conflitos relacionados ao tema. “A realidade desta população é o conflito, uma situação muito tensa que explica em última análise o suicídio em série de jovens índios. A própria terra, que é fundamental (para os índios), é defendida com unhas e dentes pelos pretensos donos que obtiveram essa terra. Fizemos um levantamento, através da Comissão da Verdade, e identificamos terras griladas que foram passadas para os grandes fazendeiros. Isso repercute de maneira drástica para os índios, porque para eles é a ‘Mãe Terra’”, afirma.