O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região recebeu em sua sede, na manhã desta segunda-feira, 24, representantes de entidades ligadas à causa indígena para a Roda de Conversa “Índios de Goiás e Direitos Humanos ? A Intervenção da Psicologia”.
A reunião pública se iniciou com uma entrevista ao Bispo Emérito da diocese de Goiás, co-fundador do Conselho Indigenista Missionário ? CIMI, e Comissão Pastoral da Terra, Dom Frei Tomás Balduíno. Entre os assuntos abordados, ele levantou questões relacionadas à terra e aos indígenas, e os conflitos relacionados ao tema. “A realidade desta população é o conflito, uma situação muito tensa que explica em última análise o suicídio em série de jovens índios. A própria terra, que é fundamental (para os índios), é defendida com unhas e dentes pelos pretensos donos que obtiveram essa terra. Fizemos um levantamento, através da Comissão da Verdade, e identificamos terras griladas que foram passadas para os grandes fazendeiros. Isso repercute de maneira drástica para os índios, porque para eles é a ‘Mãe Terra’”, afirma.
Em seguida, formou-se a roda de conversa, onde a situação do povo indígena e a relação com a Psicologia foram assuntos abordados. A psicóloga do Cras Aruanã, Thainara Ferreira Cavalcante, falou sobre as dificuldades de atuação diante os conflitos. “A principal dificuldade é a falta de diretrizes, não tem material de estudo, pesquisas, relacionadas a atuação da Psicologia com a temática indígena. Fico feliz com o CRP-09 e o CFP em levantar essa questão, porque o trabalho com o indígena é diferenciado”, explica.
Foco - A intenção é delinear o perfil do trabalho com indígenas na nossa região e como tem sido a contribuição da Psicologia neste âmbito. O material produzido na roda de conversa, que também deve acontecer em outros Conselhos Regionais, será apresentado e discutido no I Encontro de Psicologia, Povos Indígenas e Direitos Humanos, a ser realizado em agosto pelo Conselho Federal de Psicologia, no Mato Grosso do Sul. O evento nacional tem o objetivo de discutir a realidade psicossocial das comunidades indígenas e em que medida a sociedade brasileira, as instituições de ensino e os órgãos públicos interferem nas condições de vida desta população, e também a contribuição da Psicologia neste âmbito.
Participaram da Reunião Pública:
Dom Frei Tomás Balduíno - Bispo Emérito da diocese de Goiás, co-fundador do Conselho Indigenista Missionário ? CIMI, Comissão Pastoral da Terra;
Psicóloga Thainara Ferreira Cavalcante - Psicóloga Cras Aruanã;
Psicóloga Chiara Santos Miranda (Psicóloga no Centro de Referência da Secretaria de Igualdade Racial do Estado de Goiás - SEMIRA);
Flávia Cruvinel ? Superintendente Executiva da Semira;
Chiara Santos Miranda ? Crei/Semira;
Wadson Arantes Gama ? Comissão de Políticas Públicas CRP-09;
Adriana Fonseca de Oliveira Melo ? Comissão de Direitos Humanos ? temática indígena CRP-09;
Marlene Barbaresco ? Crepop;
Vani Batista da Silva ? Senhoras do Cerrado.